Atena Jobs
Startup promove lideranças femininas por meio de plataforma de currículos
Criada para promover ascendência feminina em empresas e contribuir com o melhoramento do indicador social ESG – critérios de conduta sobre consciência social, sustentabilidade e gerenciamento –, a Atena Jobs é uma startup vinculada ao Metrópole Parque detentora de uma plataforma especializada no recrutamento de mulheres para cargos de liderança.
A startup tem como proposta otimizar o recrutamento e seleção de mulheres no mercado de trabalho, reduzindo tempo e custo do processo. Para isso, a empresa conta com uma base de dados exclusiva de mulheres que já ocuparam posições de liderança e hoje estão disponíveis para novos projetos.
Na prática, a plataforma funciona como um espaço virtual onde tanto empresas como profissionais podem encontrar novas oportunidades: de um lado, mulheres que buscam a vaga ideal para seu perfil e, de outro, organizações preocupadas com igualdade de gênero.
“Queremos entender os perfis procurados pelas empresas e buscar as candidatas mais indicadas para essas posições de liderança. Junto às líderes, por sua vez, queremos entender também o que elas buscam, de forma a otimizar o tempo dessas profissionais e garantir a elas maiores chances de identificação com as vagas”, comenta Magda Damasceno, Co-fundadora da Atena Jobs.
A organização dos currículos e das oportunidades considera uma série de critérios, como similaridade e requisitos de vaga, setor de atuação, experiência profissional, entre outros.
Mulheres em liderança
Movida pelo desafio de resolver o quadro de baixo percentual de mulheres em posição de liderança no mercado de trabalho, Magda Damasceno teve a ideia de criar a Atenas Jobs – cuja concepção surgiu quando participou de um curso sobre fundação de startups da Udacity – organização educacional sem fins lucrativos.
Até então um projeto, a Atena Jobs foi concebida como uma plataforma de recrutamento e seleção para empregos com foco em posições de liderança para mulheres.
Em 2022, uma mentoria com Pedro Maratá – coach de vida e de carreira certificado pela International Coach Federation (ICF) e sócio da Atena Jobs – marcou o início das atividades da empresa, a qual, após passar por um programa de aceleração de startups do Sebrae/RN, também foi introduzida ao programa de pré-incubação do Metrópole Parque.
Magda Damasceno conta que, em três meses de aceleração, o projeto Atena Jobs saiu do papel, período em que os sócios contrataram um software de mercado para início de testes e realização de seu primeiro processo seletivo.
Em 2023, com o objetivo de empoderar as mulheres que almejam alcançar posições de liderança e desejam trilhar essa trajetória profissional, a startup lançou um programa gratuito de desenvolvimento de liderança feminina. A ação consiste em quatro encontros online realizados ao vivo, com o propósito oferecer capacitação e orientação.
Mais informações sobre a empresa estão disponíveis no site.