Fiscalize

Plataforma onboarding automatiza logísticas de fiscalização de provas

A Fiscallize – startup credenciada ao Parque Tecnológico Metrópole Digital – é uma empresa de tecnologia especializada em automatizar a fiscalização de processos avaliativos educacionais, funcionando como uma ponte entre fiscais e escolas.

Fundada em 2018 por Luiz Gonzaga, Guilherme Oliveira e Franklin Dias, a empresa é responsável por otimizar todo o processo de fiscalização de exames e seletivas, comunicar detalhes sobre a aplicação de provas, gerenciar a seleção, contratação e o pagamento de fiscais, entre outras funcionalidades.

A proposta, segundo os criadores do negócio, é evitar a sobrecarga nas escolas, de maneira que estas deixem de se preocupar com a logística de fiscalização e se concentrem em sua atividade principal: a formulação dos exames.

“A primeira ideia de se criar o negócio surgiu quando eu saí do ensino médio e comecei a aplicar provas na instituição de ensino onde fazia minha graduação, para ganhar uma renda extra. A partir daí, percebi que esse mercado ainda era muito informal e comecei a pensar em possíveis soluções para ele”, conta Luiz Gonzaga Lima, CEO da Fiscallize.

Assim, Lima idealizou um modelo de terceirização de serviço e uma plataforma que pudesse auxiliar na automatização de diferentes etapas do processo de trabalho inerente à aplicação de provas. Além disso, a proposta inclui um treinamento gratuito para fiscais, auxiliado por pedagogos e psicólogos e com duração de um dia, com possibilidade de ensino híbrido.

Em 2019, a startup foi uma das aceleradas da Inovativa, projeto do Sebrae feito em conjunto com o Ministério da Economia, encontrando-se entre as 19 Edtechs – empresas desenvolvedoras de soluções tecnológicas voltadas à educação – com mais potencial no Brasil no segundo semestre daquele ano.

Inovação na pandemia

Tendo em vista o cenário de pandemia de Covid-19, em que muitos profissionais tiveram que enfrentar desafios ocasionados pelo isolamento social e reinventar sua forma de educar, a startup criou uma nova solução, o Fiscallize Remote.

A plataforma foi criada especialmente para solucionar problemas recorrentes apontados pelas instituições de ensino, dentre eles: controle de acesso dos estudantes às salas virtuais de aplicação de provas; controle do áudio de comunicação nesses espaços; agendamento de exames e acompanhamento da aplicação de provas.

Dessa forma, a Fiscallize Remote, possibilita atividades como identificação do aluno por meio de codificação, controle total de acesso e uso da sala pelo fiscal, gerenciamento do chat entre o aplicador e o aluno e produção de agendamentos e de relatórios sobre o processo avaliativo.

Com mais de 14 mil contratações de fiscais e 420 mil exames gerenciados, a empresa tem parceria com mais de 12 instituições de ensino espalhadas em seis Estados do país. Dentre elas, os colégios Marista, Salesiano, CEI, Over, Complexo de Ensino Henrique Castriciano e Lato Sensu.

“O nosso segmento foi atingido por conta da pandemia, por isso, queremos manter a curva de inovação, trabalhar de forma híbrida e escalar. Já estamos atendendo escolas nas regiões Norte e Nordeste do Brasil e queremos alcançar agora o Sul e o Sudeste. Além disso, queremos levar o projeto para o ensino superior”, reforça o CEO.

Mais informações sobre a Fiscallize estão disponíveis em seu site oficial: https://fiscallize.com.br/.