Duas empresas do Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque) avançaram para a penúltima fase do programa Capital Empreendedor 2024. Promovido pelo Sebrae, a iniciativa visa preparar negócios inovadores de todo o país para a captação de recursos necessários para planos e projetos de longo prazo.
As startups selecionadas são a ECOMSMART e a EasyRev, ambas inseridas no programa de incubação do Metrópole Parque. Com a seleção, as empresas passam a receber mentorias do programa, com o intuito de melhor se prepararem para a inserção no mercado de capital de risco – forma de financiamento fornecida a startups e pequenas empresas com alto potencial de crescimento, mas que também apresentam um alto nível de risco.
“Nesta fase, esperamos uma abordagem personalizada e prática. As mentorias devem incluir análises detalhadas de nosso modelo de negócios, estratégias de crescimento, desenvolvimento de produtos e captação de recursos. Essa interação com os mentores deve nos permitir ajustar e refinar nossas estratégias para alcançar nossos objetivos de forma mais eficiente”, prevê Geraldo Durães, CEO da ECOMSMART.
Gabriela Freire, CEO da EasyRev, conta que entrar no Capital Empreendedor foi o pontapé de uma nova fase para a empresa. “Estamos nos preparando para capitalizar a empresa e entender as possibilidades de investimentos. A fase de mentorias tem sido uma imersão profunda nas possibilidades e no potencial do nosso negócio. Os mentores são excelentes, a didática é ótima e temos momentos valiosos de imersão e compartilhamento de experiências”.
Atuante no segmento de inteligência de dados, a ECOMSMART é uma startup especializada em serviços de análise de dados avançada, com soluções de Business Intelligence capazes de extrair informações estratégicas para negócios de e-commerce.
Já a EasyRev é uma startup que atua no setor de tecnologia para redes hoteleiras, ajudando hotéis e pousadas a definir melhores tarifas de venda e a otimizar o desempenho por meio da gestão de canais de distribuição.
Capital Empreendedor
O programa Capital Empreendedor, que começou com mil inscritos e com a seleção de 431 startups oriundas de 13 estados brasileiros, agora conta com 140 empresas na etapa de mentorias. O processo seletivo contou com avaliações de pitch, de negócio e de teses de investimentos estruturadas, juntamente com planos de alocação de recursos.
Toda a preparação é oferecida gratuitamente pelo Sebrae, com o apoio de suas unidades estaduais e parceiros. Ao final da etapa atual, 100 startups seguirão para a fase de Rodadas de Investimentos, que será realizada presencialmente em São Paulo.
Em edições anteriores, o volume de investimentos alcançados pelo Capital Empreendedor já soma R$ 327,4 milhões, com 263 startups investidas até o momento. No total, mais de 1,5 mil empresas, em diversos estágios de maturidade, receberam capacitações direcionadas para obtenção de recursos e impulsionamento de negócios.