A empresa LogAp Sistemas acaba de completar, no mês de outubro, 10 anos de uma história de sucesso. Credenciada ao Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque) e tendo participado do programa de incubação da Inova Metrópole, a empresa é o que se pode chamar de uma “prata da casa”, que saiu praticamente de dentro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e expandiu suas fronteiras para o território nacional, amealhando grandes clientes Brasil afora.

Quando surgiu, em 2013, a LogAp desenvolveu uma plataforma para a gestão de dados de processos industriais. “O nosso software coletava informações dos sensores implantados nas plantas de produção, fazia o armazenamento de forma eficiente e distribuía esses dados. Em seguida, era feito o tratamento dessas informações, com o objetivo de proporcionar aos gestores a realização de monitoramento, análises e até predições”, lembra o CEO da empresa, Danilo Barros.

Assim como ele, também Edson Medeiros, cofundador, e Joilson Vidal, sócio e cofundador, são são formados no curso de Engenharia da Computação da UFRN e, logo após a criação da empresa, resolveram ingressar no programa de incubação da Inova Metrópole. “Foi uma fase fundamental, porque, como qualquer empresa jovem, não tínhamos condições de criar uma infraestrutura, alugar espaço. Mas o custo para estar na incubadora era reduzido e também aproveitamos intensamente as mentorias, de modo a desenvolver a LogAp”, conta Danilo Barros.

Ampliar negócios

Ao concluir o processo de incubação, a LogAp decidiu ampliar sua área de negócios, passando a atuar com outros segmentos além do industrial, como foi o caso do setor de produção de energia e empresas públicas. “Foi quando a LogApo passou a ter as características que tem hoje, de trabalhar junto a grande empresas produzindo soluções em software, para ajudar a resolver problemas do cotidiano dessas companhias através da inovação, tornando-as mais ágeis”, define o CEO.

Atualmente a LogAp atua junto a empresas como a Eletrobras, Vivix (do Grupo Cornélio Brennand), Agência Nacional de Águas (ANA) e Caern. O seu crescimento, no entanto, também a fez voltar às raízes, com o desejo dos sócios de também se dedicarem ao setor industrial, como ocorria no início da empresa. Decidiram, então, criar uma spin-off voltada especificamente para isso, e foi quando surgiu, em julho do ano passado, a segunda empresa do grupo, a Aiyra Engenheria de Dados.

Hoje a LogAp está com mais de 40 colaboradores em sua equipe e, a cada ano que passa, damos um salto de crescimento”, comemora Danilo Barros. “Lá atrás, começamos no mercado do Rio Grande do Norte, depois expandimos para o Nordeste e atualmente temos clientes em vários estados do país, como Espírito Santo e Brasília, além de já termos desenvolvido soluções até mesmo para clientes na Europa”, comemora ele.

Eventos

Para marcar os 10 anos dessa história, a empresa vai realizar uma série de eventos para os seus colaboradores, segundo conta Danilo Barros. Um deles será um workshop, voltado para a temática de “desenvolvimento pessoal”, que deve ocorrer no mês de novembro. E outro será um hackathon, no dia 10 de dezembro, com o objetivo de estimular os participantes a resolverem problemas por meio de soluções inovadora e colaborativas. A LogAp vai concluir as comemorações com uma confraternização de fim de ano para os seus colaboradores.