O Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque) foi convidado para participar, na tarde de ontem (18), de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte para discutir o fortalecimento e desenvolvimento de ecossistemas de inovação do RN.

O evento contou com a participação do diretor do Metrópole Parque, Rodrigo Romão, que compôs a mesa da audiência junto a autoridades da Assembleia e de instituições como Sebrae, Fiern, UFRN, entre outras.

Na ocasião, o diretor aproveitou para pontuar marcos e apresentar conquistas alcançadas localmente por meio do apoio do Parque Tecnológico. “Por duas vezes, nós submetemos nosso ecossistema natalense ao Prêmio Nacional de Inovação, com a liderança do IMD, e acompanhamos uma evolução bastante significativa nos últimos tempos”, destaca o diretor.

Essa é a primeira vez que uma audiência nessa temática e com Metrópole Parque acontece na Assembleia Legislativa. Segundo Romão, a principal proposta foi mostrar iniciativas inovadoras que têm impulsionado o mercado, especialmente o de Tecnologia da Informação (TI), no estado potiguar.

Exemplo disso é o surgimento de diferentes empresas, polos de pesquisa e ecossistemas pelo estado, apoiados por instituições como universidades, Sebrae, Fiern, prefeituras, entre outras.

“Devemos ser como uma orquestra, sincronizada, um dando suporte ao outro. Hoje, nosso Parque já congrega 120 empresas, que juntas ofertam mais de 2,5 mil empregos, todos para nossa cidade. Então, quando tudo converge para um objetivo próprio, e, felizmente, TI é uma das vertentes enxergadas como potencial da nossa cidade, alcançamos, todos juntos, esses resultados”, comenta Romão.

Aberta ao público, a audiência reuniu, além dos representantes que compuseram a banca, jornalistas, autoridades políticas, servidores públicos e empreendedores, dentre eles, Renato Miceli, diretor da Laniaq, empresa credenciada ao Metrópole Parque.

Ecossistemas de Inovação

O tema principal da audiência foi O Fortalecimento dos Ecossistemas de Inovação no Rio Grande do Norte. Para discutir esse assunto, foram convidados diferentes iniciativas de empreendedorismo e produção tecnológica e científica, oriundas tanto de Natal como de municípios do interior do RN.

Dentre eles, o Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX), localizado em Macaíba, a Potiguaras Valley (Currais Novos), Salt Valley (Mossoró) e o Jerimum Valley, de Natal, além do próprio Metrópole Parque.

Os debates abordaram temáticas e desafios variados, como a importância da adesão dos municípios à Lei de Inovação e do fortalecimento de iniciativas desse tipo não apenas na capital potiguar, mas também no interior.

Também foi mencionado o importante papel da educação de base nesse processo de inovação e desenvolvimento, ação que endossa a condução e união de projetos e parcerias criadas para fortalecer ecossistemas já existentes no RN.

A audiência pública pode ser assistida na íntegra, por meio do canal da ALRN no YouTube.