Para comemorar seus cinco anos de história e ressaltar seus feitos de inovação e empreendedorismo no ecossistema de Tecnologia da Informação (TI) potiguar, o Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque) celebrou, na noite de ontem (31), o seu quinto aniversário.

O evento, que aconteceu na sede do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), reuniu empreendedores, colaboradores e uma série de autoridades de órgãos públicos e privados para uma noite de palestras, networking e apresentação de uma nova identidade, a qual marca uma nova fase do maior polo de TI do RN.

“Ficamos bastante surpresos e felizes pela participação de tantas pessoas no encontro. Isso representa o quanto nossa iniciativa é reconhecida em nosso ecossistema. Também foi muito bom fazer um trabalho de revisão de tudo o que construímos ao longo dos últimos cinco anos e entramos nessa nova fase com identidade nova e bastante entusiasmo”, comenta Rodrigo Romão, diretor do Metrópole Parque.

O encontro também marcou a “graduação” (encerramento do processo de incubação) de duas startups vinculadas ao Metrópole: a Inovall e a Mix Internet. Na ocasião, também foi exposto um vídeo para homenagear as duas empresas graduadas.

“Quando a gente finaliza um curso superior, nós recebemos um diploma que atesta que somos graduados naquele curso. E é assim que nós fazemos com as nossas empresas. Desejo muito sucesso a elas e que essa jornada continue, para que façam a diferença para mais pessoas”, comenta a diretora adjunta do Metrópole Parque, Iris Pimenta.

Empreendedores da incubadora do Metrópole Parque recebem diploma de graduação

Até o momento, a incubadora do Parque Tecnológico já graduou 15 empresas e 18 estão em fase de incubação.

Prestigiaram o evento representantes do Sebrae, Fiern, Funpec, secretarias do governo e demais órgãos da UFRN. Também estiveram presentes o reitor da Universidade, professor José Daniel Diniz Melo, e o diretor geral do IMD, professor Ivonildo Rêgo, além de professores, coordenadores e alunos da Universidade.

Para a realização do evento, o Parque contou com o patrocínio da Poti Ventures e do apoio do Sebrae e Sebraelab.

Cinco anos

O aniversário do Metrópole Parque teve início com a fala de Rodrigo Romão, o qual aproveitou o momento para agradecer a toda a equipe de profissionais que compõe o polo de TI e o IMD. Na ocasião, o diretor também apresentou os principais números do polo e contou brevemente acerca da trajetória do Metrópole Parque nos últimos cinco anos.

Os números e resultados divulgados na apresentação demonstram os principais avanços do Parque ao longo de sua história: 100 credenciamentos realizados, 88 empresas ativas em seu ecossistema e mais de 2 mil postos de trabalho oferecidos ao mercado potiguar.

“Em uma janela de cinco anos, tivemos um grande crescimento, maior do que muitos outros parques do Brasil, conforme atesta estudo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações”, enfatiza Romão.

Em seguida, o novo logotipo do Metrópole Parque foi apresentado ao público. Integrado ao seu novo planejamento estratégico, a nova marca traz consigo o slogan “impulsionando conexões”, a qual, segundo o diretor, está intimamente vinculada à missão do Parque de promover interação entre o polo e instituições e, acima de tudo, entre pessoas.

Conquistas

O aniversário também contou com as palavras do professor Ivonildo Rêgo, o qual aproveitou o espaço para contar como o Parque Tecnológico foi criado e realçar as conquistas alcançadas por toda a equipe.

“A nossa proposta foi sempre criar uma cultura de inovação e de empreendedorismo que atingisse tanto dentro como fora da universidade”, conta o diretor.

Também tomaram a palavra o diretor de operações do Sebrae-RN, Eduardo Viana, o qual parabenizou o Metrópole e ressaltou a importância da parceria entre Sebrae e o Parque. O diretor também lembrou do 49º aniversário da instituição e destacou o papel do órgão frente ao empreendedorismo inovador no estado.

Do mesmo modo, o reitor da UFRN, professor Daniel Diniz, também aproveitou para agradecer a todos pelo empenho no trabalho realizado pelo Metrópole Parque e destacou o polo como uma instituição agregadora para a sociedade.

“Fortalecer o relacionamento entre a UFRN e a sociedade é o que fazemos por meio de uma instituição como o Metrópole Parque”, destacou o reitor.

Conexão 5G

Após as palavras dos convidados, o evento seguiu para a apresentação da palestra “O que Esperar do 5G no Brasil?”, ministrada pelo professor Augusto Neto, do Departamento de Informática e Matemática Aplicada (DIMAp/UFRN).

Durante a apresentação, o docente destacou o conceito e os diferenciais da conexão 5G e explicou assuntos como arquitetura de redes, tipos de soluções tecnológicas que passarão a existir com o advento do 5G e aplicações da tecnologia em áreas como Saúde, Educação e Engenharia Civil.

Professor Augusto Neto apresenta fases, diferenciais e futuro do 5G no Brasil

A palestra também contou com a apresentação das diferentes fases do que o docente chamou de “revolução 5G”, marcadas pela utilização da conexão de quinta geração em frentes como “softwarização”, “cloudificação” e aplicações diversas (Indústria 4.0, realidade virtual e aumentada, entre outros).

O docente ainda aproveitou a ocasião para contar sobre como surgiu a parceria internacional entre o Metrópole Parque e Lenovo, a qual conceberá a criação de um centro de pesquisa em conexão 5G, o quarto da Lenovo no mundo.

A iniciativa resultou em um investimento pela multinacional de R$ 60 milhões, a serem empregados na construção de uma estrutura física com cerca de 1,8 mil m². O centro será localizado vizinho à sede do Parque e servirá para a condução de uma série de pesquisas científicas sobre a otimização do uso das redes 5G.