Felipe Araújo – Ascom/IMD

A empresa potiguar beAnalytic tem alcançado cada vez mais destaque no mercado de Business Intelligence (BI) no Brasil. Nos últimos meses, a startup foi responsável pela criação de uma solução de inteligência comercial para a ALE Combustíveis – uma das 100 maiores empresas do Brasil – e também pela redução de 80% dos custos em avarias da Menezes Logística e Transportes, uma das maiores instituições do ramo no Mato Grosso.

Credenciada ao Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque), a empresa sediada em Natal comemora resultados positivos junto a diversas organizações brasileiras, beneficiadas com reduções milionárias em custos de produção, especialmente na área de logística.       

“O Brasil passa por uma transformação digital bastante acelerada. Somente durante a pandemia, estima-se uma evolução de cinco anos. Isso nos ajudou bastante, pois grandes empresas foram educadas e começaram a entender que a digitalização de dados é um diferencial competitivo muito relevante”, conta o chefe de operações da beAnalytic, Daniel Luz. 

As parcerias com a ALE Combustíveis e a Menezes Logística e Transportes têm garantido à empresa potiguar um espaço de mercado em BI cada vez maior, especialmente junto a grandes instituições. Hoje com 20 colaboradores, a beAnalytic tem planos para expandir ainda mais sua atuação a nível nacional, com foco nos grandes centros comerciais do país.

Inteligência Comercial da ALE        

Junto a ALE, a beAnalytic foi responsável pela criação da solução de inteligência comercial atualmente usada pela empresa, uma plataforma totalmente automatizada capaz de informar, dentre outros dados, quais clientes apresentam maiores chances de fechar acordos mais rentáveis e viáveis financeiramente.    


Segundo Daniel Luz, a proposta surgiu a partir de uma necessidade da empresa de combustíveis por uma solução que auxiliasse no seu processo de automação.

“A empresa passava por um processo de mudança em seu setor comercial. Assim, ajudamos na integração dos dados que eles já tinham e criamos uma tecnologia que informa ao gestor o tempo que determinado cliente não comprou com a ALE, o valor médio de pedidos, custo de entrega dos clientes, entre outros dados”, conta Daniel Luz.        

O relacionamento com a ALE teve início em 2021, quando a beAnalytic foi contratada para conduzir um projeto de controle de indicadores para a área estratégica da corporação.   

“A partir daí, a gente acabou migrando para esse outro projeto na área comercial, fazendo da beAnalytic o principal fornecedor de BI da ALE”, comemora o chefe de operações. Atualmente, a empresa de tecnologia também atende outras iniciativas de áreas diversas da ALE, como compras e suprimentos, entre outras.

Menezes Logística        

Já com a transportadora Menezes Logística – sediada em Cuiabá (MT) e uma das maiores da região –, a beAnalytic foi a responsável pela criação de uma tecnologia que proporcionou a redução de 80% do custo de avarias da empresa mato-grossense. Isso representa uma economia de quase meio milhão de reais anuais para a organização.     


Segundo Daniel Luz, a parceria surgiu a partir da necessidade da empresa por uma tecnologia que reduzisse os custos de entregas – que frequentemente sofrem com problemas de perdas ou danos de produtos.

“Imagine você ter que realizar 100 mil entregas por dia, cada uma oriunda de sistemas diferentes de e-commerce, como Amazon e Americanas. Era preciso fazer frequentemente o cruzamento dessas informações e, como antes esse trabalho era feito de forma manual, havia perda de mercadorias por erros e extravios”, conta Luz.     

Diante dessa realidade, a empresa potiguar de BI desenvolveu um sistema automatizado, capaz de cruzar e integrar todos os dados de entregas em tempo real e eliminar o risco de erros de avarias.  

A redução de 80% em avarias chamou atenção de outras empresas do ramo de logística da região do Centro-Oeste. “Muitas transportadoras da região vieram nos procurar por causa da Menezes. Essa parceria abriu muitas portas para nós”, comenta Daniel Luz.

Além do foco em empresas de alto ticket, a beAnalytic também planeja, para os próximos anos, abrir escritórios em cidades do interior do RN e, assim, gerar oportunidades para novos talentos na área de tecnologia.       

Por trabalhar com software, a empresa pode atuar com clientes de qualquer região do país e é detentora de uma plataforma que entrega soluções sob demanda, com projetos personalizados.