Empresas potiguares de Tecnologia da Informação (TI) associadas ao Parque Tecnológico Metrópole Digital se preparam para concorrer à oportunidade de firmar parceria com um dos maiores centros comerciais da capital potiguar, o Natal Shopping.

Após o mall ter anunciado que receberia propostas de inovação tecnológica para serem aplicadas ao seu contexto institucional, 15 empresas de TI – dentre organizações com mais de 20 anos de mercado e startups – candidataram projetos de tecnologia capazes de otimizar diferentes áreas do shopping, como marketing, experiência do usuário, análise de dados e redes, segurança, sustentabilidade e inclusão social.

Segundo a coordenadora de marketing do Natal Shopping, Diana Petta, a ideia de se criar essa parceria com o Parque Tecnológico surgiu a partir de uma necessidade por inovação e da valorização do que é produzido localmente.

Somos um shopping genuinamente potiguar e valorizamos muito as conquistas da terra. Além disso, temos buscado soluções inovadoras para a nossa organização e sabemos de muitas startups e empresas que desenvolvem essas ferramentas. Então a proposta é unir essas duas contas e pôr em prática essas propostas”, comenta Petta.

Propostas

Dentre as 15 empresas do Parque Tecnológico a enviarem propostas, encontram-se a Boomer e a beAnalytic. Esta, especializada em serviços de análise de dados, concorre com uma solução de Business Intelligence voltado à área de clientes.

A nossa ideia é possibilitar que o Natal Shopping entenda melhor sobre a jornada de compra dos seus clientes e identifique quais os perfis que mais convertem em vendas. Então vamos fazer com que o shopping, munido de todos os dados oriundos de sistemas, redes sociais, entre outras fontes, possa otimizar seu Marketing e Experiência do Usuário (UX)”, comenta Daniel Luz, chefe de operações da beAnalytic.

Já a Boomer, startup criadora de um aplicativo que fornece cashback na compra de produtos específicos, propõe ao centro comercial a utilização de sua tecnologia para aumentar a atratividade de seus varejistas.

Nossa ideia é que o cashback seja atrelado às lojas do Natal Shopping. Ou seja, o usuário que fizer a compra em um estabelecimento específico do shopping ganha o cashback, o que ajuda na divulgação não apenas do produto, mas também da loja e, consequentemente, do próprio centro comercial”, explica João Henrique Cassaro, CEO da Boomer.

Todas as 15 empresas a concorrerem à oficialização da parceria atuam em diversos nichos de mercado, dentre eles desenvolvimento de software e de hardware, redes de computadores, segurança pública, impressão 3D, entre outros. Segundo Diana Petta, não houve uma delimitação do número de propostas recebidas.

Apontamos as áreas que mais nos interessavam e nos mantivemos abertos às sugestões. Sabemos que existem empresas de renome que surgiram no Parque Tecnológico e o fato dessas instituições estarem vinculadas à Universidade é um importante diferencial para nós”, comenta a coordenadora.

Parceria

Para o Parque Metrópole Digital, a criação de parcerias como a do Natal Shopping é importante especialmente para que o polo atinja um dos seus objetivos, que é conectar organizações e fomentar o desenvolvimento de TI no estado potiguar.

Somos um ambiente de conexão. Ou seja, é papel nosso fazer com que as nossas empresas associadas percebam o valor e as vantagens de fazerem parte do nosso ecossistema”, pontua o gerente de projetos do Parque, Marcelo Pelicano.

Segundo Diana Petta, essa iniciativa é apenas o começo de uma série de outros projetos que o Natal Shopping quer fazer junto ao Parque Tecnológico e ao Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN).

Estamos abertos a outras formas de trazer o Parque para dentro do Natal Shopping. Sabemos que existem pessoas e profissionais com grande potencial que podem contribuir com esse nosso processo de inovação. Queremos manter esses laços por um bom tempo”, afirma Petta.