A incubadora Inova Metrópole, do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), vai abrir inscrições no dia 19 de abril para interessados em ingressar no programa de formação “Acelera Inova”, voltado para a capacitação de novos empreendedores. Ao todo, vão ser disponibilizadas 20 vagas, destinadas a alunos de pós-graduação da UFRN.

O edital do processo seletivo para ingresso no programa já está disponível neste link e as inscrições poderão ser feitas até o dia 30 de abril, por meio de formulário online, acessível no seguinte endereço eletrônico: http://bit.ly/21acelera.

Além de ser aluno de pós-graduação da UFRN, os candidatos também deverão apresentar ideias de produtos (bem ou serviço) ou processos inovadores na área de Tecnologia da Informação, já que o objetivo desta edição do programa é justamente fornecer apoio para transformar ideias nascidas de pesquisas em negócios.

No momento da inscrição, os interessados deverão anexar o currículo Lattes; a declaração de vínculo ou comprovante de matrícula em curso de pós graduação da UFRN; e vídeo, em formato horizontal, de até 5 minutos, sobre a pesquisa do candidato e suas motivações para participar do Acelera Inova.

O programa será realizado por meio de aulas online e síncronas, que serão divididas em duas fases. Da primeira delas, poderão participar todos os 20 candidatos selecionados inicialmente. Nessa etapa, serão realizados cinco encontros de formação ao longo do mês de maio, voltados para as seguintes temáticas: Modelo de Negócios e Startup Enxuta; e Design Thinking e Análise de Mercado.

Já a segunda fase será destinada a cinco participantes, que serão escolhidos, por meio de uma seleção interna, dentre aqueles que cursarem a primeira etapa. Os temas deste segundo momento, que será realizado através de três encontros no mês de junho, serão Treinamento de Pitch e Banca de Apresentação de Pitch.

Inova

Voltada para promover a criação e a consolidação de empreendimentos inovadores em TI, a Inova Metrópole foi fundada em 2013 no âmbito do IMD e hoje integra a estrutura do Parque Tecnológico Metrópole Digital.

A incubadora oferece três programas para apoio ao empreendedorismo. Além do Acelera Inova, disponibiliza o Programa de Pré-incubação e o de Incubação de Empresas, destinados a startups em fases diferentes de maturidade.

As empresas que integram a incubadora recebem uma série de benefícios, como é o caso de infraestrutura física, rede de mentores, capacitações, serviços de TI a preços subsidiados e o acompanhamento de assessorias em gestão, marketing, tecnologia, desenvolvimento organizacional e humano, e finanças.