Após meses de capacitações e esforço na criação e desenvolvimento de projetos inovadores, quatro empresas da Inova Metrópole, incubadora do Parque Tecnológico Metrópole Digital, foram classificadas na etapa final do programa Centelha Rio Grande do Norte – iniciativa que financia e ajuda empreendedores a inovar o mercado.

O resultado final preliminar, publicado ontem (26), classificou as startups Void3D, Game Mind, NUT e BlinDog, além de diferentes instituições e pesquisadores de todo o estado. Ao todo, foram 15 projetos selecionados, que, juntos, receberão um financiamento total de até R$ 800 mil.

O Programa Centelha é promovido pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), agência do Ministério da Ciência e Tecnologia, e executado pelo Sebrae, tendo como coexecutores, no Rio Grande do Norte, a Fapern, Fiern e o Parque Tecnológico Metrópole Digital.

Ao longo de meses, a Inova fez capacitações com assessorias técnicas específicas para o programa Centelha. Nelas, os participantes receberam orientações de Gileno Negreiros, publicitário e consultor de referência na área de projetos”, conta Iris Pimenta, gerente executiva da Inova Metrópole.

Cada empresa contemplada receberá até R$ 54 mil, oriundos da Finep e do Sebrae-RN. Após o período destinado à interposição de recursos, o Centelha publicará o seu resultado final no dia 15 de junho.

Projetos

Os projetos das empresas da Inova Metrópole selecionados pelo Centelha contemplam uma plataforma de jogo digital para ensino de matemática (da startup Game Mind), um HUB de impressão 3D (Void3D), um programa de monitoramento médico remoto (NUT) e um adestrador inteligente para PETs (BlinDog).

Para seguir as premissas da seleção, todos os participantes tiveram de criar soluções em áreas como Nanotecnologia, Automação, Big Data, Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), Química e Novos materiais, entre outros.

Nossas startups foram selecionadas ou porque se apresentaram, elas mesmas, como soluções que atendiam as propostas do edital ou por criarem novos projetos, o que reflete a capacidade de inovar e ir além daquilo que já produzem”, comenta Iris Pimenta.

Com prazo de execução de até um ano, as atividades do programa estão previstas para começarem no próximo mês de setembro. Além do financiamento, o programa oferece benefícios como capacitações para alavancar negócios, serviços de parceiros, acesso a incubadoras e a potenciais investidores, ampliação de networking e divulgação da empresa.