Pesquisadores e startups vinculadas ao Instituto Metrópole Digital, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN), passam a ter uma oportunidade de financiamento para seus projetos de Inteligência Artificial (IA). Isso porque o Ministério da Ciência, Tecnologias, Inovações e Comunicações (MCTIC) lançou ontem (4) o edital da IA² MCTIC, programa de apoio a ações de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

Voltado a startups, grupos de pesquisa e empresas de Tecnologia da Informação (TI), o programa, que também recebe o apoio da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), oferece aos selecionados investimentos que podem somar até R$ 500 mil para projetos de P&D. As inscrições estão abertas até 28 de junho, por meio deste site.

Para concorrer, os projetos devem priorizar uma das seguintes áreas: agronegócio, saúde, indústria ou cidades inteligentes. Além disso, é pré-requisito fazer uso de mecanismos de IA, de modo a impactar setores sociais por meio de inovação aberta.

O IA² MCTIC também oferece aos projetos selecionados outros benefícios, dentre eles acesso a networking com diversas startups e instituições de TI e visibilidade nacional e internacional.

Fases

O programa se desenvolve em quatro fases – cadastro e seleção, pré-aceleração, desenvolvimento e investimento e, por fim, abertura de mercado. Esse percurso se estenderá até junho de 2021.

Na primeira etapa, a de cadastramento, serão selecionados 100 projetos de P&D desenvolvidos por empresas de TI, startups e grupos de pesquisa. Destes, 30 serão selecionados para a fase de desenvolvimento e investimento, em que receberão aporte de até R$ 200 mil.

Por fim, 15 ações serão escolhidas para a fase de abertura de mercado, momento em que receberão apoio financeiro de até R$ 300 mil. Instituições e grupos de todo o Brasil podem participar.