O programa Conecta Startup Brasil, que tem o principal objetivo de formar empreendedores e subsidiar a criação e o desenvolvimento de novas empresas de tecnologia, está com edital aberto para submissão de propostas até o dia 27 de setembro. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é parceira estratégica do programa, que vai investir até R$ 100 mil nos empreendimentos selecionados em todo o país.

A iniciativa é dirigida a empresários e estudantes interessados em empreender. Em sua primeira fase, deve selecionar 100 startups, 20 de cada região do país. O Conecta Startup se constituiu em uma ação conjunta do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da SOFTEX, em parceria de execução do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Seleção

O processo seletivo é dividido em quatro etapas principais. A primeira é a preparação, na qual empresas já estabelecidas no mercado cadastram uma série de desafios reais – voltados para diferentes áreas, como agronegócio, biotecnologia, energia, saúde, smart cities, entre outras.

É também na etapa inicial que as instituições do mercado oferecem aos participantes interessados nos seus desafios capacitações por meio de Educação a Distância (EAD).

Em seguida, na etapa de “conceituação”, serão selecionadas 100 startups, que vão receber aporte financeiro de R$ 20 mil cada uma. A terceira fase, de validação, vai escolher, a partir desse número, 50 empresas, que serão financiadas com R$ 30 mil. Esse total será mais uma vez reduzido, por meio de concorrência, sendo escolhidas as 25 finalistas, que receberão R$ 50 mil.

Ou seja, o valor total que uma empresa que passar por todas as etapas do programa pode receber será de R$ 100 mil, no formato de bolsas do CNPq. No entanto, mais R$ 100 mil poderão ser investidos por empresas privadas ao término desse processo, totalizando R$ 200 mil.

Apesar do Conecta Startup Brasil apresentar para as equipes concorrentes demandas reais do mercado, as startups ou equipes de empreendedores que queiram concorrer não precisam, necessariamente, desenvolver seu produto ou serviço vinculado a esses objetivos pré-determinados.

Para ter acesso a mais informações sobre o programa, basta acessar a sua página nacional, no seguinte endereço eletrônico ou esta página com opções para tirar dúvidas. Já o seu edital, com todas as regras e orientações, pode ser encontrado através deste LINK.