Reunindo empresários, estudantes e professores para uma noite de debates sobre empreendedorismo e inovação, o Instituto Metrópole Digital, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN), sediou ontem (17) o evento de abertura do Conecta Startup Brasil.

Com a participação de instituições de diferentes ramos do mercado, o principal intuito do roadshow Natal foi o de apresentar aos interessados uma série de desafios elencados por essas empresas, temas estes que nortearão os candidatos do Conecta na criação de novas tecnologias – as mais bem avaliadas receberão aportes financeiros que poderão chegar a R$ 100 mil no formado de bolsas do CNPq.

Para isso, foram convidadas as diretores e representantes da Interjato Soluções, BQMIL e Massa Finna, que ficaram responsáveis por apresentar os desafios tecnológicos sobre os quais trabalharão os participantes do Conecta.

Na ocasião, foram expostas necessidades em áreas como segurança pública, mineração de dados e aplicações, sistemas de gestão empresarial e demais ferramentas de logística.

Promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e SOFTEX, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conecta Startup conta com prazo para submissão de propostas até o dia 27 de setembro.

Dúvidas

Além da apresentação dos desafios para futuros empreendedores, o roadshow também serviu para que os participantes pudessem tirar dúvidas sobre o Conecta Startup Brasil.

Na ocasião, a analista regional de desenvolvimento da SOFTEX, Mariana Matos, esteve presente para esclarecer questões como fornecimento de bolsas do CNPq, processo de inscrição, quesitos necessários para participar do Conecta, entre outros.

“É importante que o candidato leia o edital com calma e conheça todos os procedimentos para inscrição”, indica a analista.

Conecta

Tendo como público-alvo “equipes empreendedoras” e/ou “startups em estágio de ideação”, o programa é dividido em quatro etapas principais.

A primeira é a fase de preparação, na qual é feito o cadastro dos desafios locais – relacionados a demandas reais de empresas já estabelecidas no mercado – e as capacitações dos empreendedores que queiram inscrever projetos, por meio do método de Educação a Distância (EAD).

Já na “fase de conceituação” serão selecionadas 100 startups, que vão receber o aporte financeiro de R$ 20 mil cada. A terceira fase, de validação, vai escolher, a partir desse número, 50 empresas, que serão financiadas com R$ 30 mil. Esse total mais uma vez vai ser reduzido, por meio de concorrência, sendo escolhidas as 25 finalistas, que receberão R$ 50 mil.

Ou seja, o valor total que uma empresa que passar por todas as etapas do programa pode receber será de R$ 100 mil, no formato de bolsas do CNPQ. No entanto, mais R$ 100 mil poderão ser investidos por empresas privadas ao término desse processo, totalizando R$ 200 mil.

Apesar do Conecta Startup Brasil apresentar para as equipes concorrentes demandas reais do mercado, as startups ou equipes de empreendedores que queiram concorrer não precisam, necessariamente, desenvolver seu produto ou serviço vinculado a esses objetivos pré-determinados.

Cases

Para inspirar inovação e empreendedorismo nos participantes do roadshow, o evento ainda contou com debates sobre inovação aberta (open innovation).

Na ocasião, participaram Breno Fontes, CEO da empresa OutGo, Tiago Fernandes, diretor da Autoforce, Anderson Araújo, CEO da Inovall, e Monnaliza Medeiros, marketing manager do Jerimum Valley.

Os debates abordaram temas como formas de conseguir clientes e fazer negócios crescerem, etapas de criação de produtos, cases de empresas de tecnologia, entre outros assuntos.

No intuito de encorajar aqueles que, com o Conecta Startup, buscam criar um novo negócio em tecnologia, Anderson Araújo enfatiza: “Tudo começa com um propósito. É o que faz o empreendedor acordar cedo, trabalhar várias horas por dia e se manter motivado”.