Uma comitiva de participantes do Encontro Econômico Brasil-Alemanha, que está acontecendo em Natal, realizou uma visita guiada às dependências do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) na manhã desta terça-feira (17). O grupo, formado por mais de 20 empresários e autoridades de entidades públicas e privadas da Alemanha e do Brasil, assistiu a uma apresentação sobre as atividades do IMD e conheceu suas dependências e infraestrutura, incluindo o Parque Tecnológico e a incubadora Inova Metrópole.

O encontro começou com a abertura do vice-diretor do Instituto, professor Adrião Duarte, e teve sequência com uma apresentação do diretor do Parque Tecnológico, Anderson Paiva Cruz. Na ocasião, ele fez um breve histórico da criação do IMD, há 10 anos, da fundação da Inova Metrópole, em 2013, e do próprio Parque, em 2017.

Formação

Anderson Cruz também discorreu sobre a formação oferecida pelo Instituto, descrevendo detalhes de seu Curso Técnico em TI, do Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI) e de seus nove cursos de pós-graduação, inclusive o mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Bioinformática. “Trata-se do melhor programa de Bioinformática do Brasil, segundo critérios do Ministério da Educação”, ressaltou ele.

Sobre a infraestrutura do IMD, o diretor do Parque destacou a rede de fibra ótica Giga Metrópole e seus três centros de laboratórios: um voltado para Bioinformática, outro para a área de software e o terceiro para hardware. Além disso, ainda lembrou do Data Center e do supercomputador mantidos pelo Instituto e voltados para dar suporte a pesquisas da UFRN.

Parque Tecnológico

Por fim, Anderson Cruz falou sobre o funcionamento do Parque Tecnológico e os benefícios que traz para as empresas de TI do Estado – o que inclui os serviços oferecidos pelo Parque, capacitações, incentivos fiscais, estímulo ao networking das startups, etc – e sobre a Inova Metrópole. A respeito da incubadora, foi ressaltado o fato de ser a maior do estado e de já ter apoiado cerca de 130 empreendimentos, tendo atualmente 15 empresas em seu programa de pré-incubação e nove no de incubação.

A empresa Gynga foi uma das startups da Inova que apresentaram suas atividades ao grupo

A exposição do diretor do Parque foi seguida pela do professor Everton Cavalcante, membro do Projeto Smart Metropolis. Ele lembrou que a iniciativa foi criada em 2015, por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Natal e a UFRN. “Já em 2016 começamos a desenvolver soluções voltadas para gestão urbana, segurança, turismo e, depois, educação”, lembrou o docente.

O Smart Metrópoles é um projeto que tem como proposta a concepção e o desenvolvimento de métodos e ferramentas de suporte ao desenvolvimento e implantação de aplicações de serviços na área de “cidades inteligentes. O projeto estabelece parcerias com a Prefeitura do Natal e a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Rio Grande do Norte (SESED).

Mais Indústrias

Após a apresentação, os visitantes seguiram, em dois grupos, para conhecer as dependências da incubadora Inova Metrópole, em especial das startups Void 3D e Gynga. Após isso, eles também foram ao laboratório do Projeto Mais Indústria, onde foram recebidos por alguns dos professores responsáveis pelo projeto, como Ivanovitch Medeiros Dantas da Silva e Gustavo Leitão. Eles expuseram alguns dos sistemas e plataformas criadas ao longo do funcionamento do projeto, desenvolvidas em parceria com empresas como a Petrobras.

Comitiva de participantes do EEBA conhecem Projeto Mais Indústrias, na sede do IMD

A visita dos participantes do Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA) que vieram ao IMD terminou com a apresentação das dependências do Data Center e do supercomputador mantidos pelo Instituto. Este último é considerado o maior do Norte-Nordeste mantido por instituições públicas, possuindo 2.176 núcleos de processamento.

Encontro

O EEBA está acontecendo no Centro de Convenções de Natal desde o último domingo (15) e sua programação segue até hoje (17). O evento visa reunir comunidades empresariais dos dois países para promover debates e ampliar fluxos de comércio e investimento.

Durante o Encontro Econômico, além de apresentações, discussões e debates sobre negócios e investimentos internacionais, haverá um momento de rodada de negociações. A proposta é oferecer às instituições participantes oportunidades para conhecerem suas atividades e fecharem parcerias institucionais.