O Parque Tecnológico do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) participou, na última quinta-feira (12), do evento de lançamento do mais novo novo edital do programa Centelha – iniciativa nacional que seleciona ideias, startups e empresas inovadoras com menos de um ano de mercado para receberem investimentos financeiros e suportes administrativo e operacional.

As inscrições para a seleção foram abertas no próprio evento, que aconteceu no auditório do Serviço de Apoio às Micro e pequenas Empresas (Sebrae-RN), e podem ser feitas até o dia 14 de outubro por meio do site.

Visando o estímulo ao empreendedorismo e à cultura da inovação tecnológica em empresas potiguares, a chamada pública, que tem como co-executor o Parque Tecnológico, vai destinar um capital de R$ 800 mil ao todo, sendo R$ 600 mil da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e R$ 200 mil do Sebrae-RN.

A iniciativa selecionará 15 projetos e vai oferecer R$ 53 mil para cada um como aporte financeiro para alavancar a ideia. Além disso, os empreendedores selecionados receberão uma série de capacitações, acompanhamentos e orientações proporcionadas pelo Sebrae-RN e pelos integrantes do ecossistema de inovação do Rio Grande do Norte.

Mesmo quem ainda não tem uma empresa formada, mas já tem uma ideia de negócio que seja inovador, pode se inscrever.

Lançamento

A solenidade de lançamento do edital Centelha e a abertura das inscrições reuniu, além de membros do Parque Metrópole, como o seu diretor Anderson Cruz, representantes de incubadoras, das universidades, instituições ligadas à pesquisa, do governo e empreendedores.

Participaram da cerimônia o diretor de operações do Sebrae-RN, Marcelo Toscano, e o diretor superintendente José Ferreira de Melo Neto, que destacou o esforço da instituição para disseminar a cultura da inovação no Rio Grande do Norte.

“Nessa área de inovação, temos resultados a apresentar. Ao todo, temos 21 incubadoras no Rio Grande do Norte, sendo dez somente em campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado (IFRN). Temos um compromisso com o reitor de implantar uma incubadora em cada campi”, aponta o superintendente.

O gerente do Departamento de Desenvolvimento Tecnológico e Subvenção Descentralizada da Finep, Marcelo Nicolas Camargo, veio ao Estado participar do evento e enfatizou a importância da inovação para o desenvolvimento do país e das empresas brasileiras.

“Só vamos conseguir aumentar produtividade das empresas do Brasil se investirmos em inovação, principalmente entre as micro e pequenas empresas, cujo índice de inovação é baixíssimo nesse tecido empresarial”, ressalta o gerente.

O Edital Centelha é promovido pela Finep e executado pelo Sebrae, tendo como executores a Fapern, Fiern o Parque Tecnológico Metrópole Digital. A operacionalização é da Fundação Certi, em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).