No intuito de expandir e divulgar internacionalmente os negócios tecnológicos do Estado, o Parque Tecnológico do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) participará, a partir de domingo (15), do 37º Encontro Econômico Brasil – Alemanha 2019, evento de caráter internacional que reunirá autoridades do governo federal e empresários alemães para três dias de negócios, apresentações e exposições.

Previsto para acontecer no Centro de Convenções, de domingo (15) a terça-feira (17), o evento visa reunir comunidades empresariais dos dois países para promover debates e ampliar fluxos de comércio e investimento.

Para divulgar suas ações internacionais, o Parque, junto com outras unidades da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), contará com um estande de exposição, em que serão apresentadas todas as ações institucionais desenvolvidas no polo de tecnologia, como a incubadora Inova Metrópole, ações de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e incentivos fiscais oferecidos a seus credenciados.

Junto ao Parque Metrópole, comporão o estande expositivo o Instituto do Cérebro (ICE/UFRN), o Instituto Ágora e o Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX).

Negociações

Durante o EEBA, além de apresentações, discussões e debates sobre negócios e investimentos internacionais, haverá um momento de rodada de negociações. A proposta é oferecer às instituições participantes oportunidades para conhecerem suas atividades e fecharem parcerias institucionais.

Nesse momento, o Parque Metrópole estará presente por meio de seu projeto +Empresas, que ficará encarregado de apresentar o polo tecnológico a instituições alemães e nacionais, com o intuito de prospectar novos negócios para o Parque.

“Nossa ideia é estreitar laços com as empresas participantes do EEBA e, assim, ampliar estrategicamente nossa atuação”, explica o vice-diretor.

Visitas

A programação do encontro também contará com uma série de visitas técnicas, momento em que os participantes poderão conhecer instituições que desenvolvem tecnologia e ciência em Natal (RN).

Para isso, o Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) oferecerá à comitiva cadastrada no evento um tour por suas instalações, abordando todas as atividades de ensino, pesquisa e inovação desenvolvidas pela unidade acadêmica especializada da UFRN. A visita acontecerá na terça-feira (17), das 9h às 12h.

Smart City

Além da visita técnica promovida pelo EEBA, o IMD receberá, ainda na terça-feira (17), uma visita do cônsul alemão Axel Zeidler e de empreendedores alemães interessados no projeto Smart City.

Proposta desenvolvida pelo IMD – em conjunto com a Federação das Indústrias do RN (FIERN/RN), Federação do Comércio (Fecomércio RN), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Prefeitura do Natal – o Smart City é uma iniciativa que visa atrair empresas alemãs para o Estado potiguar, de modo que estas firmem parcerias e negócios com instituições locais.

Para isso, o projeto prevê a prospecção de uma série de tecnologias de PD&I nas áreas de cidades inteligentes (smart cities) e indústria 4.0. “A nossa intenção é estreitar laços entre esses dois países e mostrar que Natal é um polo onde se investe e se desenvolve tecnologia nessas áreas”, conta Rodrigo Romão.

Além disso, o projeto também visa a criação de programas de intercâmbio para a Alemanha, com o intuito de promover formação internacional para brasileiros.