Em clima de descontração e de compartilhamento de ideias, empresários, estudantes e membros do Parque Tecnológico Metrópole Digital participaram, na noite de ontem (11), do Meetup “Breja and Business”, encontro que promove troca de ideias e geração de novos negócios para o mercado.

A primeira edição do Breja aconteceu no final de 2018, na Arena das Dunas, em formato de happy hour. Já nessa segunda edição, o evento aconteceu em um novo formato, que deve se repetir uma vez por mês até o fim deste ano. O encontro realizado no Pittsburg, localizado na Avenida Prudente de Morais, promoveu uma série de debates e discussões sobre Business Intelligence (BI) – tecnologias que coletam, organizam e analisam informações institucionais de modo a auxiliar a gestão de negócios.

Para conduzir os debates, participaram do evento o professor e diretor de tecnologia da informação do IMD, Itamir Barroca, o CEO da empresa beAnalytic, Marconi Medeiros, e o diretor presidente da VarejoMais, Thadeu Oliveira.

Bate papo

Seguindo um modelo informal, com discussões abertas regadas a lanches e bebidas, o Breja and Business teve início com a palavra da gerente do projeto +Empresas do Parque Tecnológico, Dalila Monteiro.

“Esse é um momento pensado especialmente para trazer discussões fora do ambiente formal da academia, com o intuito de disseminar uma nova cultura de compartilhamento e interação na nossa cidade”, introduz a gerente.

Em seguida, tomou a palavra o professor Itamir Barroca, que introduziu o tema business intelligence. Na ocasião, o docente falou sobre o conceito, sua importância, metodologias e como essa tecnologia pode ajudar os mais diversos negócios nos dias de hoje.

“Podemos dizer que BI é a intercessão entre negócio, gestão e tecnologia da informação (TI). Hoje, essa ferramenta se constitui em um importante auxiliador para quem busca empreender, pois informa, por meio de métricas e análise autônoma de dados, como melhorar o negócio em questão”, explica o professor.

Na prática

Para sair da teoria e trazer uma abordagem prática para a discussão, tomaram a palavra os empresários Marconi Medeiros e Thadeu Oliveira.

Na ocasião, Medeiros aproveitou para contar toda sua experiência com BI e como essa tecnologia o auxiliou na criação de seu negócio, a startup beAnalytic.

“Comecei como estagiário da empresa Nordestão e percebi que trabalhar com business intelligence é uma forma de gerar melhores resultados. Na época, a análise e utilização inteligente de dados gerada pelo meu trabalho rendeu à empresa uma economia de milhões de reais”, conta Marconi Medeiros.

O empresário Thadeu Oliveira também participou do debate, falando sobre os melhores softwares de BI da atualidade – enfatizando o Qlik Sense e o Power BI – e dando dicas para quem quer começar a investir nesse tipo de tecnologia em seu negócio.

“Minha principal sugestão para os iniciantes desse mundo é: escolher um bom software de business intelligence e começar a estudar sobre o assunto. Hoje temos muito conteúdo na internet. Outra dica importante é saber exatamente a usabilidade dessa tecnologia, pois não adianta investir na ferramenta se ela não gerar resultados para a empresa” explica o empresário.

Ao final das apresentações, os participantes puderam sanar dúvidas sobre temas como o futuro do BI para os negócios, processos de inteligência artificial, maturidade de gestão, futuro do mercado de trabalho com a chegada da novas tecnologias, entre outros.

Durante os debates, todos os participantes do Breja and Business receberam chopes duplos e um desconto de 20% em qualquer prato do Pittsburg.