Metodologia adaptável a vários tipos de negócios, o Scrum é muito útil para quem trabalha com o desenvolvimento de produtos complexos, como softwares e sistemas para internet. Pensando nisso, a Inova Metrópole, incubadora de empresas do Parque Tecnológico, promoveu na tarde desta quarta-feira (10) a oficina “Conhecendo o Scrum para o desenvolvimento de produtos complexos”.

Direcionada às empresas inseridas nos programas de incubação e pré-incubação da Inova, a oficina foi ministrada pelo professor do IMD, Gustavo Leitão, e faz parte do ciclo oficinas de planejamento estratégico organizado pela equipe da Incubadora.

Na ocasião, o professor apresentou o Scrum, explicando como tal método funciona na prática, como é estruturada e planejada, e quais são os papéis dos colaboradores de uma empresa ao aplicarem essa metodologia em sua rotina produtiva.

“Apesar de desenvolvida para sistemas de softweres, ela (a metodologia Scrum) pode ser aplicada, hoje em dia, cada vez mais em outras áreas. Então sempre que você precisa ter uma equipe para desenvolver algo, e que esse algo é apreendido diante o processo de desenvolvimento, o scrum pode ser aplicado”, explica Gustavo Leite.

Graduado em Engenharia da Computação, com mestrado na área de Engenharia do Petróleo e doutorado em Engenharia Elétrica, o professor Gustavo já atuou no tocante a empresas de desenvolvimento de softwares, época em que desenvolveu sua habilidade de gestão e coordenação de equipes. Atualmente é professor do Instituto Metrópole Digital (IMD), onde ministra disciplinas relacionadas ao desenvolvimento de softwares. Na pesquisa acadêmica, ele atua em projetos voltados ao desenvolvimento de soluções que tornem a indústria mais digital.