Criadora de uma plataforma de jogos digitais para aprendizagem de matemática e língua portuguesa, a Game Mind, startup potiguar especializada em Tecnologias Educacionais, foi uma das 20 empresas aprovadas pelo edital de “criação” do programa de aceleração do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Intitulado BNDES Garagem, o programa selecionou startups de todo o Brasil para apoiar a criação e aceleração de negócios de impacto social, bem como auxiliar o empreendedorismo no país por meio do apoio direto a empreendedores.

Com a aprovação, a Game Mind – que hoje é pré-incubada no Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque) – participará, a partir deste mês, de um estágio para empresas que estão começando seus negócios e que buscam apoio nesse início de jornada.

Esse suporte é dado pelo BNDES e pelo Consórcio AWL, os quais são encarregados de auxiliar as empresas participantes a desenvolverem um Produto Mínimo Viável (ou “MVP”, em inglês), validarem sua solução no mercado e conquistarem seus primeiros clientes.

“Acredito que nossa proposta foi selecionada dada nossa missão de melhorar os índices de aprendizagem no nosso país. Esse é um problema que vem da base, por isso, iniciamos o desenvolvimento da nossa plataforma focando nos alunos do ensino fundamental I”, comenta uma das fundadoras da Game Mind, Samanta Aires.

BNDES Garagem

As startups selecionadas pelo BNDES Garagem terão acesso a workshops, mentorias, acompanhamento individual, eventos de conexão e acesso à rede de parceiros.

Também serão oferecidos serviços de forma gratuita nas áreas jurídicas, contábeis, de Design, de Marketing Digital, de Relações Públicas e de Assessoria de Imprensa. Ao final do programa, a startup que mais se destacar receberá o prêmio de R$ 20 mil.

Além do BNDES, o programa conta com a realização da Artemisia, Wayara e Liga Ventures, vinculadas ao Consórcio AWL. Mais informações podem ser conferidas no site.

Jogos digitais

De acordo com Samanta Aires, todos os jogos desenvolvidos pela Game Mind, em especial o novo jogo “Exploradores de Avantasia” – game previsto para ser finalizado no próximo ano –, tratam da importância do meio ambiente e da biodiversidade, de acordo com os objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Trabalhamos nos nossos jogos, além das habilidades elencadas na base nacional comum curricular, os valores para incentivar a preservação ambiental. Por isso, toda a narrativa do ‘Exploradores de Avantasia’ ensinará para as crianças as consequências do mau uso dos recursos naturais”, comenta Aires.

Segundo Gi Santos, mestra em Inovação em Tecnologias Educacionais e uma das fundadoras da Game Mind, os jogos da empresa também fazem uso de diferentes metodologias ativas de aprendizagem.

“Utilizamos exemplos do cotidiano do aluno para que ele consiga compreender seu meio e aplicar em uma teoria, contrário do que é praticado no ensino tradicional. Além disso, nossos jogos trabalham as habilidades de língua portuguesa e matemática simultaneamente em uma mesma atividade, o que facilita a assimilação dos conteúdos pela criança”, explica Santos.

Nos dias 28 e 29 de outubro, durante a realização do GO!RN 2022, a Game Mind fará uma demonstração da primeira aventura (fase) do “Exploradores de Avantasia” no estande da Potiguar Indie Games (PONG).