Criadora da primeira rede social para amantes de cães e gatos do Brasil, a startup potiguar PetLog – incubada no Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque) – lança, neste mês, a segunda versão de seu aplicativo voltado a tutores de animais de estimação.

Inaugurada em 2020 como protótipo, a plataforma está disponível para Android e iOS e traz agora uma série de novidades, como melhorias em design, novo feed, função de registro de caminhadas, publicação de conteúdo temporário e otimização na encontrabilidade de usuários.

Segundo Pedro Vasconcelos, CEO da PetLog, o lançamento da nova versão também marca o aprimoramento da experiência dos usuários no aplicativo, de modo que, nos próximos meses, a empresa ofereça novas formas de interação digital dos tutores com seus pets.

Além disso, a empresa também tem planos de apresentar sua nova plataforma em exposições como a GO!RN – um dos maiores eventos de empreendedorismo inovador de startups, tecnologia e transformação digital do RN.

Novo aplicativo

Totalmente gratuito, o novo aplicativo é voltado para dois tipos de perfis, um para tutores de cães ou gatos que buscam compartilhar e ter mais experiências com seus animais de estimação – podendo, inclusive, promover encontros com a comunidade pet – e outro para criadores de conteúdo. Nesta modalidade, a plataforma serve de marketplace para veterinários, treinadores, espaços pets, entre outros.

“Queremos criar uma comunidade onde as pessoas possam conhecer e interagir com outros tutores, marcar e participar de encontros, registrar e compartilhar corridas com o animal, entre outras ações”, comenta Pedro Vasconcelos.

No aplicativo, também é possível acompanhar anúncios sobre eventos locais voltados para tutores, bem como compartilhar imagens e demais conteúdos sobre experiências com os animais de estimação.

“A ideia é que o usuário sempre saiba o que está acontecendo na região em que mora e que ele se torne mais participativo dentro da comunidade pet”, explica Vasconcelos.

Público específico

Ao contrário do que acontece com mídias sociais como Instagram e Facebook, a PetLog surge com uma proposta de unir um público específico, com tecnologia de georreferenciamento – o que facilita o encontro e interação presencial dos usuários.

Fruto de uma maratona de programação, o aplicativo tem sido validado por cada vez mais usuários, o que fez a PetLog ganhar destaque e mercado, especialmente no Brasil, onde o número de criadores de cães chega a 52.2 milhões, segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para os próximos meses, a empresa tem planos de implementar mais funcionalidades na plataforma e aumentar seu número de usuários abrangendo, além dos tutores de cães e gatos, amantes de animais como coelhos, hamsters, entre outros.

Mais informações estão disponíveis no site.