Criadoras de soluções em Tecnologia da Informação (TI) nas áreas de Educação e Saúde, as startups EasyMed e Game Mind, associadas à Inova Metrópole – incubadora de empresas sediada no Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) – foram selecionadas pelo edital de subvenção econômica do Banco do Nordeste (BNB) após candidatarem soluções com maior potencial inovador e sustentável da região.


O processo seletivo – que recebeu inscrições de cerca de 200 propostas, oriundas de 11 estados do Brasil – oferece, no total, o valor total de R$ 10 milhões, providos pelo Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação (FUNDECI) em comemoração a seu aniversário de 50 anos.


Segundo o escopo do edital, o programa objetiva fomentar o desenvolvimento de soluções inovadoras, visando aumentar a competitividade e sustentabilidade de micro, pequenas e médias empresas. Os recursos não são reembolsáveis.


“Essa aprovação é um marco importante para nós, porque vai nos garantir a sustentabilidade para projetos e atividades que já vínhamos fazendo desde a fundação da Game Mind. Além disso, é um feedback interessante, pois mostra que fomos vistos com bons olhos pelos avaliadores e que nossa solução tem um valor realmente inovador”, conta Charles Madeira, gestor estratégico da Game Mind.


Seleção


Iniciado em julho deste ano, a seleção para a subvenção econômica foi feita em duas etapas: análise cadastral e avaliação dos projetos. A segunda fase avaliou uma série de quesitos, como estrutura do projeto, potencial de inovação e valor para desenvolvimento sustentável.


Conduzido por comissão formada por técnicos do próprio Banco do Nordeste – e submetido ao Comitê dos Fundos de Desenvolvimento do BNB e à Diretoria Executiva –, o processo seletivo teve como setores e temáticas prioritárias a Agroindústria, Indústria 4.0, Educação (Edtechs), Energias Renováveis, Saúde Inteligente (Healthtech), entre outras.


Todas as propostas apresentadas na seleção tiveram como finalidade o desenvolvimento de novos produtos, serviços ou processos – ou agregação de funcionalidades a iniciativas já existentes.


Segundo Rodolfo Rodrigues, fundador da EasyMed, a pretensão de se candidatar ao edital de subvenção existe desde o início do ano.


“Já conhecíamos alguns editais de fomento e, quando esse do BNB foi publicado, já estávamos de olho nele. Inclusive, uma das áreas contempladas pelo edital foi saúde e tecnologias de market place, o que casou perfeitamente com a nossa proposta”, comenta Rodrigues.


Planos


Cada projeto aprovado pelo BNB poderá solicitar ao banco um valor de até R$ 500 mil. Segundo os empreendedores vinculados à Inova Metrópole, os planos das startups para o uso da verba constam do custeio de iniciativas e projetos que visam ampliar times e desenvolver novas soluções tecnológicas.


“Contamos com esse dinheiro para darmos continuidade aos projetos da Game Mind e para aumentar a nossa equipe de colaboradores. Pretendemos, ao final de 2022, lançar a nossa primeira versão comercializável do produto”, conta Charles Madeira.


Cadastrada no programa de pré-incubação da Inova Metrópole, a Game Mind criou uma plataforma de jogos online de mesmo nome que reúne diversas lições de matemática em um ambiente interativo capaz de engajar o usuário na busca por conhecimentos didáticos sobre a matéria.


Já a EasyMed é uma startup participante do programa de incubação e é criadora de um aplicativo que permite o usuário receber prescrições médicas no próprio celular. Segundo Rodolfo Rodrigues, os planos para a verba do BNB consistem no desenvolvimento de uma nova plataforma, voltada ao comércio de medicamentos.


“É uma oportunidade de tirarmos do papel um projeto de market place de farmácias, que vai oferecer aos pacientes a oportunidade de comprar medicamentos on-line, especialmente os que demandem prescrição médica, de forma prática e remota”, conta Rodrigues.
Todas as informações sobre o edital de subvenção econômica do BNB estão disponíveis no site.