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Incubadas (13)

beAnalytic

incubada

beAnalytic utiliza inteligência de negócios para oferecer lucratividade e otimização de resultados a clientes Utilizar conhecimento de mercado e tecnologia para oferecer lucratividade, otimização e melhores resultados. Essa é a principal missão da empresa beAnalytic, instituição credenciada ao Parque Tecnológico do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN). Criada em 2018, a empresa é especializada em análise de dados e business intelligence para instituições de diferentes setores, como contabilidade, publicidade, advocacia, arquitetura, entre outros. Para isso, a beAnalytic faz uso de softwares próprios e terceirizados para extrair dos dados institucionais de seus clientes formas de aumentar vendas, reduzir custos, e otimizar a produção. Segundo Marconi de Medeiros, engenheiro de produção e CEO da beAnalytic, o serviço começa com a apresentação por seus clientes de problemas institucionais – como baixa produtividade e má gestão de recursos. A partir daí, com base em indicadores e análise de dados, é possível identificar causas e consequências e propor ações corretivas que revertam o quadro. “Investigamos o caso e verificamos os índices de eficiência, erros e acertos. Toda essa análise exploratória nos permite fazer um diagnóstico inteligente da instituição contratante”, conta o engenheiro. Ao trabalhar com projetos, a beAnalytic também identifica outras áreas que podem ser melhoradas, dando início, assim, a parcerias com instituições de diferentes nichos e portes. Tecnologia própria Marconi de Medeiros conta que, atualmente, a empresa está desenvolvendo tecnologias próprias, capazes de oferecer aos usuários informações específicas de gestão e produtividade. “Estamos desenvolvendo uma ferramenta que visa gerenciar a produtividade do corpo funcional do cliente. Ou seja, essa ferramenta vai acompanhar todo o trabalho de seus funcionários e apontar o que pode ser melhorado”, conta o CEO. Para isso, a beAnalytic conta com o apoio de três colaboradores, sendo dois engenheiros de produção e um bacharel em tecnologia da informação (TI). Diferencial Segundo Marconi de Medeiros, um dos principais diferenciais de sua empesa consiste nos negócios, que vão além do simples desenvolvimento tecnológico, sendo orientados, sobretudo, a resultados concretos por meio do conhecimento de mercado. “Nosso foco é gerar resultados e democratizar o acesso a serviços de inteligência. Enquanto grandes corporações fazem uso dessas ferramentas, muitos negócios de pequeno e médio porte são deixados de lado”, comenta o engenheiro. Para o futuro, a beAnalytic tem planos de desenvolver tecnologias de análise de dados voltadas a nichos, de maneira a diminuir o tempo de operacionalização de projetos e otimizar sua análise de dados. Mais informações sobre a empresa estão disponíveis em seu site oficial.

HUBBI

incubada

Hubbi conecta cadeia de autopeças em Natal Com foco no setor de autopeças de reposição, a Hubbi é uma empresa natalense cujo principal objetivo é conectar consumidores e fornecedores do ramo automobilístico. Atuando como um marketplace – plataforma específica para vendas – a startup promete possibilitar, de maneira inovadora, a simplificação do processo de compra e venda de autopeças de reposição. Criada em 2019, a empresa, cadastrada no programa de pré-incubação da Inova Metrópole –incubadora do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) – está desenvolvendo uma plataforma online onde os usuários poderão pesquisar, por meio de filtros específicos, a oferta de diferentes produtos automobilísticos. “No sistema, o usuário consumidor irá apenas informar a placa do seu veículo e quais peças está precisando. O próprio sistema extrai as informações do veículo como modelo, versão, motorização, cor, etc e envia essa informação para que os distribuidores informem quais são os itens disponíveis, bem como seus preços e os prazos de entrega”, explica o administrador Igor Mesquita, fundador da Hubbi. “Também será possível o envio de fotos do veículo e das peças, evitando assim a compra de peças erradas, algo muito comum no setor”, completa. Dessa forma, a plataforma oferecerá resultados ranqueados para o usuário, que poderá escolher qual produto comprar como base na marca, nos preços, tempo de entrega, entre outros dados informados pelos fornecedores cadastrados. “A ideia é propiciar a automação no processo de compra e venda de autopeças, que vai facilitar e trazer mais confiabilidade na procura por itens do ramo automotivo. Essa solução vai trazer agilidade e economia às oficinas, além de criar um canal de vendas para os fornecedores”, esclarece Igor Mesquita. Banco de dados As funcionalidades da plataforma serão acessíveis por meio de uma assinatura do usuário. Uma vez “logado”, o cliente terá acesso a todas as ofertas, oriundas de um banco de dados a ser criado pela Hubbi. “O sistema funcionará como uma espécie de ‘hub’ do setor de autopeças, no qual a gente vai fazer um grande banco de dados para conectar todas as entidades que participam dessa cadeia de suprimentos”, explica o administrador. Conforme explica o idealizador da empresa, a plataforma Hubbi atualmente está em processo de desenvolvimento é terá como público-alvo inicial pessoas jurídicas. A ideia é englobar toda cadeia de produção de autopeças, desde a indústria até as seguradoras, locadoras, empresas com frotas próprias, entidades públicas com frotas de veículos, entre outros. Economia Além de facilitar o processo de pesquisa de mercado, a Hubbi também trará uma série de benefícios econômicos aos confeccionadores de autopeças. Um deles é a apresentação de relatórios business inteligence para as oficinas e os fornecedores. “Se você tem um sistema que te dá acesso a todas as informações na sua tela, e você consegue responder tudo de imediato. Existe um ganho de produtividade bem maior do que se você tivesse, por exemplo, dez vendedores atendendo ligações”, afirma Mesquita.

NUT

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Startup cria tecnologia para monitoramento remoto de pacientes em UTI Para auxiliar a assistência médica em hospitais de todo o Brasil, a NUT - empresa vinculada à Inova Metrópole, incubadora do Parque Tecnológico Metrópole Digital – criou a Plataforma de Assistência Remota (PAR), ferramenta capaz de acompanhar e entregar ao usuário todos os sinais vitais de pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s). Validada e utilizada pelo Centro Avançado de Oncologia do Hospital Liga Norte Riograndense Contra Câncer (LIGA), a PAR, entre outras funcionalidades, garante à equipe médica o acompanhamento à distância e em tempo real do paciente, reunindo, em uma plataforma online, todos os sinais vitais (como temperatura e respiração), monitorados pelos monitores multiparamétricos – equipamentos posicionados ao lado dos leitos de UTI’s. Além disso, a ferramenta permite a configuração dos limites de segurança e o telediagnóstico. “Seguindo os protocolos médicos aplicados às UTI’s, uma equipe assistencial deve registrar os dados do enfermo a cada duas horas. Esse registro é feito manualmente pelo técnico de enfermagem e os dados muitas vezes se perdem por não terem sido tratados ou arquivados de maneira eficiente”, comenta Dalila Monteiro, COO da startup. Diante dessa realidade, a PAR oferece segurança extra à equipe de saúde, já que todas essas informações podem ser acessadas de maneira online, em tempo real e em diferentes formatos, como gráficos, planilhas ou relatórios. Tudo isso com interface simples e de fácil compreensão. A tecnologia, segundo Dalila Monteiro, está pronta para ser usada em qualquer UTI, além de enfermarias equipadas como monitores multiparamétricos. Além do sistema online, acessível por todos os navegadores de internet e dispositivos web, a NUT também desenvolveu um aplicativo para smartphone - que permite que os alertas de segurança sejam notificados, trazendo praticidade e agilidade ao corpo clínico. Predição A empresa também trabalha na implementação do módulo de inteligência, com mecanismos de predição, que, fazendo uso de Inteligência Artificial, poderá prever possíveis complicações de saúde dos pacientes e do seu tempo de internação. “Atualmente, mesmo com o monitoramento constante das UTIs, os hospitais não contam com uma coleta de dados inteligente, de modo que não é possível trabalhar com alertas preditivos do quadro clínico do enfermo. Isso acaba impactando na estrutura financeira da organização e na qualidade do serviço prestado ao paciente”, comenta ainda Dalila Monteiro.

Pitom84

incubada

Pitom84 cria plataforma para venda de motos usadas no Brasil A Pitom84 é uma empresa inovadora que tem como objetivo transformar o mercado de motos usadas no Brasil. Especializada no repasse de motocicletas usadas, a startup utiliza um modelo de negócio B2B e é vinculada à incubadora de empresas do Metrópole Parque. O diferencial da Pitom84 está em seu software como serviço (SAAS), desenvolvido para facilitar e otimizar todo o processo de venda de motos usadas. Esse sistema abrange diversas atividades, incluindo atendimento ao cliente, precificação, marketing digital e trocas de mercadorias, proporcionando um ambiente mais eficiente e produtivo para concessionárias. A Pitom84 já movimentou mais de 180 milhões de reais no setor de motos usadas, demonstrando a eficácia de suas soluções tecnológicas. O conjunto de ferramentas oferecidas pela empresa inclui diferentes funcionalidades, pensadas especificamente para atender todo o processo mercadológico das concessionárias de motocicletas. Fundada em setembro de 2020 em Natal, a Pitom84 é liderada pelo time de sócios composto por Rodolfo Dantas, que assume o cargo de diretor executivo, Eduardo Marques, diretor de operações e Pedro Serquiz, diretor de tecnologia. Além dos diretores, a equipe conta com mais 11 profissionais. Todo o Brasil Com uma atuação consolidada em 20 estados do Brasil, a Pitom84 possui mais de 200 clientes em todo o país. Entre seus parceiros estão empresas como Grupo Linhares, Honda, Motoplus, Grupo Star e Fort Motos. A empresa também orgulha-se de contar com mais de 300 mil avaliações. Mais informações estão disponíveis no site oficial da empresa.

Planejativo

incubada

Com tecnologia, Startup revoluciona forma de estudar para o ENEM Preparar-se para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nem sempre é uma tarefa fácil. No entanto, diante de todos os desafios inerentes a uma rotina de estudos, a startup Planejativo – vinculada à incubadora Inova Metrópole, do Parque Tecnológico Metrópole Digital – tem revolucionado a forma de se adquirir conhecimentos e, consequentemente, conquistar a aprovação. Fundado em 2019, o Planejativo criou uma plataforma de mesmo nome capaz de auxiliar o gerenciamento dos estudos para o ENEM de maneira completa: desde o cronograma até a análise de desempenho do usuário. “A ferramenta utiliza metodologias inovadoras de aprendizagem, ciclos de estudos e revisões programadas para criar um plano personalizado e dinâmico, totalmente adaptável à rotina dos estudantes”, conta Tainara Celi, CEO da startup. Tudo isso é feito com o auxílio de inteligência artificial, que reformula automaticamente o cronograma caso o aluno não cumpra as metas diárias. Além disso, o Planejativo ainda sugere as melhores técnicas de aprendizado e o tempo estimado para cada atividade. A plataforma conta com mais de 37 mil questões integradas, além de um módulo de desempenho onde o estudante pode acompanhar a evolução e o rendimento alcançado nas questões e simulados. Mercado A ideia de se criar o Planejativo surgiu a partir de uma necessidade encontrada no mercado. Tainara Celi conta que, no período em que se preparava para concursos, ela e o sócio Heric Santos não encontravam ferramentas que possibilitassem o planejamento e a organização do estudo de forma adaptativa. A solução para o problema foi a criação de uma plataforma diferenciada, que hoje já conta com mais de 43 mil usuários cadastrados em planos pagos e gratuitos. “Temos planos de produzir diversos tipos de conteúdos educativos, de modo a gerar autoridade e, consequentemente, divulgar nosso negócio. Além disso, pretendemos criar um aplicativo mobile, visto que muitos usuários acessam a ferramenta pelo celular”, comenta Tainara Celi. Mais informações estão disponíveis no site oficial da empresa.