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Graduadas (16)

BOMÉDICO

graduada

Bomédico oferece plataforma para agilizar e facilitar marcação de exames e consultas médicas Startup da Inova Metrópole já conta com 160 clínicas ou profissionais cadastrados em seu serviço Marcar uma consulta parece tarefa simples, mas a demora e dificuldade em conseguir uma data ou médico disponível pode fazer com que o interessado adie o quanto puder essa providência. Foi pensando em superar esse e outros empecilhos, que um grupo de empreendedores desenvolveu o Bomédico, aplicativo que ajuda a agendar consultas e exames de forma rápida e prática. A aplicação disponível para os sistemas Android e iOS é o serviço oferecido pela startup, inserida no programa de incubação da Inova Metrópole, incubadora de empresas do Parque Tecnológico Metrópole Digital. Por meio da plataforma, o usuário pode encontrar o profissional de saúde mais próximo, marcar a consulta desejada 24h por dia e ainda receber notificações sobre o dia da consulta, evitando assim esquecer o compromisso. E também funciona para remarcações e cancelamentos. Ingressando no programa de incubação da Inova em janeiro de 2018, a empresa já conta com 160 clínicas e profissionais da área da saúde cadastrados em seu aplicativo, tais como médicos, odontólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, ginecologistas, entre outros. Além disso, o app também dispõem da marcação de 50 tipos de exames. O Bomédico também permite que mais de uma pessoa faça uso do mesmo aplicativo. Dessa forma, ao se cadastrar, o usuário pode registrar familiares ou amigos. Para inscrever-se no app, o interessado basta informar nome, telefone, e-mail e criar uma senha para login. Na pesquisa pela consulta, pode-se escolher a cidade, especialidade, subespecialidade e gênero. A equipe realizadora do app é composta pelo CEO da Bomédico, Rilton Campos, o seu gerente comercial, André Tinoco, Bruno Tinoco, o investidor Ângelo Antônio e o advogado André Medeiros, acompanhados de um time de quatro funcionários. “Nossa plataforma não objetiva apenas marcar consultas, mas melhorar a experiência do paciente. Nossa ideia é criar um ecossistema de saúde”, explica Rilton Campos. Saiba mais sobre o trabalho do Bomédico no site: www.bomedico.com.br.

Futebol Interativo

graduada

Futebol Interativo leva tecnologia para educação profissional do esporte mais popular do Brasil Focada na capacitação profissional de quem se interessa por futebol e quer seguir carreira na área, a Futebol Interativo tem como diferencial a inovação. Sua plataforma online funciona como sala de aula, com transmissões ao vivo, serviço para tirar dúvidas e fórum exclusivo para cada turma. Combinado a isso, contam com material próprio e exclusivo, criado pelos professores de cada curso. As turmas têm seis semanas de aulas, além de período para produção de trabalhos e demais atividades, levando ao certificado de 30 horas. Em geral, o foco da empresa são as aulas online, por meio de plataforma própria, mas também são promovidos eventos no offline, presencialmente. Seguindo além da capacitação, a FI tem conseguido oportunidades para seus alunos. Na primeira turma de Análise de Desempenho, aquele que mais se destacou conseguiu um estágio no clube Benfica, de Portugal. Já na segunda turma, boas chances no Benfica, no América de Natal e no Esporte Clube Bahia. O seu diretor de tecnologia, Airton Neto estudante do Bacharelado em Tecnologia da Informação do Instituto Metrópole Digital/UFRN, explica que o formato de trabalho da empresa surgiu a partir das reflexões que foram feitas sobre a concorrência na área. “Nós vimos que havia ainda uma formação muito restrita, que era em sua maioria presencial. As oportunidades de formação online eram poucas”, conta ele. Os primeiros cursos desenvolvidos pela Futebol Interativo tiveram foco em pessoas que estavam terminando sua graduação, que tinham perfil mais jovem e interesse de trabalhar com futebol. Mas com o tempo passaram a abranger outros públicos, formado por pessoas que já estão no mercado ou que ainda não iniciaram a graduação. “O público-alvo, de forma geral, é o aluno ou profissional que está se direcionando para o mercado do futebol, mas também pode ser o curioso e apaixonado pelo esporte, que quer conhecer um pouco mais sobre aquela paixão que ele tem de uma maneira diferente”, explica George Klinger, um dos sócios da empresa. Para conhecer mais sobre a empresa acesse www.futebolinterativo.com.br.

INOVALL

graduada

Inovall cria plataforma que reúne dados estratégicos do mercado Para iniciar um novo negócio, é preciso informação. Dados sobre o mercado, comportamentos do consumidor e público alvo são primordiais para quem deseja se inserir no mundo empreendedor e se destacar dos demais concorrentes. Foi esse fato o que orientou Anderson Igor Câmara a criar a Inovall. Empresa incubada na Inova Metrópole – incubadora do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) – a Inovall desenvolveu uma plataforma online que reúne informações de mais de 200 fontes de dados diferentes, como Receita Federal, secretarias, entidades do ramo de telefonia, entre outras. Com a plataforma, clientes recebem informações estratégicas sobre seus nichos de mercado, hábitos de consumo, perfis de compradores, entre outras referências fundamentais para dar suporte a quem empreende. “Quem trabalha com o comércio, por exemplo, receberá informações sobre onde, quando e para quem vender. Tudo isso de modo automatizado pela plataforma. A nossa proposta é oferecer dados que façam o cliente estar sempre a um passo à frente no seu nicho de mercado”, aponta Anderson Câmara, CEO da Inovall. Desenvolvida para ser acessada por qualquer dispositivo, fixo ou móvel, a plataforma da Inovall oferece informações a qualquer perfil de usuário, “basta alguns cliques para saber onde investir”, aponta o CEO. De acordo com Anderson Câmara, a solução é válida não apenas para empresas privadas, mas também para setores governamentais. “Informação é um produto valioso e hoje em dia não tem como fugir disso, seja no ambiente público ou privado. Se antes era preciso um longo trabalho para identificar as oportunidades do mercado, hoje nossa plataforma faz isso automaticamente”, avalia o CEO. Atuação nacional Trabalhando com tecnologia da informação (TI) desde os 13 anos idade, Anderson Câmara enxerga na ferramenta de levantamento de dados um produto com futuro promissor. “Estamos falando um produto que traz a oportunidade do usuário se antecipar ao mercado. A tendência é que cada vez mais pessoas utilizem essa ferramenta”, prevê Anderson Câmara. Atualmente, a Inovall atua não só no mercado potiguar, mas em todo o Brasil. Graças ao modelo de negócios online, a empresa incubada pode atender clientes de qualquer local do país e do mundo. “Nossa atuação hoje é nacional. Para o futuro, vemos muita oportunidade de crescimento nas regiões sul e sudeste do Brasil, onde o mercado está bastante aquecido”, informa o CEO. Saiba mais sobre a Inovall no site: www.inovall.com.br

Logap

graduada

LogAp Sistemas oferece tecnologia para solucionar necessidades específicas Soluções em Tecnologia da Informação (TI) elaboradas sob demanda para auxiliar o desempenho de empresas. Esse é o foco da LogAp Sistemas, uma startup potiguar especializada no desenvolvimento de softwares de gestão e tratamento de informações. Fundada em 2013, a empresa credenciou-se ao Parque Tecnológico Metrópole Digital em 2018 e atualmente opera como uma “fábrica de softwares”, cuja finalidade é oferecer soluções de acordo com necessidades específicas do cliente. O público da empresa, conforme explica o sócio-fundador Danilo Barros, são os negócios que sentem a necessidade de modernizar seus processos de gestão. Para isso, a LogAp conta com um corpo de colaboradores que recebe demandas de diversos setores da indústria, desde a área da saúde ao agronegócio, além de atender clientes oriundos tanto da iniciativa pública como privada. Além disso, o sócio-fundador também explica que, apesar de trabalhar com desenvolvimento de softwares com variadas funções, a especialidade da empresa é sistemas de gestão. “Nós somos especializados em gestão e tratamento de informação. Trabalhamos com um grande volume de dados, justamente para entregar ao cliente indicadores úteis para gestão. No entanto, isso não exclui desenvolver outras soluções para outros problemas que o cliente possa apresentar”, conta Danilo Barros. O sócio ainda explica que, apesar de desenvolver softwares por demanda, em alguns casos, existe a “necessidade de continuar oferecendo um suporte para soluções, como um acompanhamento para analisar o desempenho do sistema, hospedagem, entre outros elementos”. Ideia Engenheiro de computação, Danilo relata que a ideia de fundar uma empresa de desenvolvimento surgiu de uma conversa casual com mais dois amigos, Edson Medeiros e Joilson Vidal, também engenheiros de software e hoje sócios da LogAp. Foi por meio de uma “paixão” em comum, o gosto pelo desenvolvimento, que os três decidiram montar um negócio e lançar-se no mercado. “Nós três sempre fomos apaixonados por esse tipo de área. A gente começou desenvolvendo soluções para o mercado e nossas primeiras parcerias foram com a empresa Logique Sistemas e com a UFRN, para desenvolver um historiador de dados. Essas foram importantes oportunidades, pois, a partir daí, começamos a correr atrás de recursos e tocar nosso projeto, que hoje é a LogAp”, conta o sócio. Depois disso, explica Danilo, o grupo resolveu submeter seu projeto no programa de incubação oferecido pela Inova Metrópole, incubadora de empresas do Parque Tecnológico Metrópole Digital. “Esse período de incubação ajudou primeiramente em relação ao custo e depois em maturidade. Éramos três engenheiros recém-formados, sem nenhuma visão empreendedora, e o acesso a outras empresas que estavam no mesmo barco que a gente nos ajudou a crescer”, avalia Danilo Barros. Atualmente, com colaboradores formado por profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI) e do meio comercial, a LogAp atende empresas e instituições tanto de dentro do Estado quanto de fora e já prestou serviços para Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Governo do Estado, Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF), entre outros. Para mais informações sobre a empresa, acesse seu site oficial. Contato: contato@logap.com.br.

Mix Internet

graduada

Turbinou: tecnologia e marketing para empresas de passeios, atrativos turísticos e atividades de lazer Especializada no desenvolvimento de soluções para empresas do setor turístico, a empresa Mix Internet idealizou a iniciativa Turbinou com o intuito de proporcionar tecnologia e marketing para empresas de receptivo e passeios turísticos. O Turbinou consiste em uma plataforma totalmente customizável e de acesso web capaz de ampliar e fortalecer canais de venda e de divulgação de empresas de passeios turísticos não apenas de Natal (RN), mas de qualquer município ou estado do Brasil. A solução oferece opções para potencializar vendas, melhorar os controles dos parceiros envolvidos na cadeia de venda e divulgação e gerar aumento do ticket por cliente com a oferta de produtos secundários. Além disso, a plataforma agiliza e assegura processos de reservas, fortalece a cadeia de parceiros e oferece maior qualidade no atendimento ao cliente final. Saiba mais sobre a plataforma: Site: www.turbinou.com | Instagram: @turbinouoficial | e-mail: oi@turbinou.com Mix Internet Agência de marketing digital com 12 anos de mercado, a Mix Internet atua nos meios publicitário e tecnológico e nasceu com o principal objetivo de desenvolver projetos web que surpreendam pela criatividade e que atendam as necessidades de seus clientes. A empresa prima pela inovação tecnológica, qualidade sempre inclusa em seu planejamento estratégico, e oferece ao cliente sempre a melhor solução para o seu negócio. Saiba mais sobre a Mix Internet: Site: www.mixinternet.com.br | Instagram: @mixinternet | e-mail: contato@mixinternet.com.br

NatalMakers

graduada

NatalMakers abre caminhos do mercado de tecnologia local Com a ascensão da tecnologia, o mundo anseia por soluções criativas e dinâmicas para o desempenho das mais simples atividades, como aprender, se comunicar e se divertir. Foi pensando nisso que a NatalMakers, empresa da incubadora Inova Metrópole, do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), decidiu abrir os caminhos de quem deseja inovar no mercado de tecnologia local. Criada em outubro de 2015, a NatalMakers oferece aos desenvolvedores (makers) de tecnologia diferentes serviços, ferramentas e produtos capazes de atender a todas as necessidades de quem usa, cria ou ensina temas como robótica, prototipagem, eletrônica, entre outros. A empresa funciona com base em três funcionalidades: comércio, capacitação e desenvolvimento. “Nosso diferencial está na inovação de processos de trabalho. Cada elemento auxilia o outro, de modo que, além das vendas, parcerias sejam feitas e mais pessoas possam aprender a desenvolver tecnologia”, explica Marcos Oliveira da Cruz, CEO da NatalMakers. O primeiro elemento, o comércio, diz respeito à venda de vários produtos e equipamentos necessários para quem quiser trabalhar com hardware, como placas, teclados, cabos e sensores. A NatalMakers oferece peças de diferentes lugares do mundo, difíceis de serem encontrados no mercado local. Por sua vez, quem deseja adquirir habilidades técnicas e aprender sobre tecnologia, hardwares embarcados, entre outros assuntos, pode contar com a capacitação oferecida pela NatalMakers. Com uma equipe de profissionais que atua nas áreas de software embarcado, eletrônica, mecatrônica e desenvolvimento de web, a empresa oferece atendimento especializado, que capacita e auxilia o surgimento de novos empreendedores da área. Para os clientes que buscam soluções prontas de hardware e softwares embarcados, a NatalMakers também oferece produtos feitos sob medida, com base nas necessidades apontadas pelos solicitantes. “O cliente apresenta a proposta e nós desenvolvemos, utilizando as peças da loja e os demais recursos disponíveis”, explica Marcos. Inovação criativa Além do processo de trabalho diferenciado, a NatalMakers criou, ao longo de toda sua atuação no mercado, produtos que se destacam pela criatividade e que são capazes de auxiliar diferentes atividades do cotidiano. Uma delas é o Bit-O. Com uma interface amigável em forma de carrinho, a proposta consiste na venda de um robô montável, com manual de instruções e diferentes peças, para que os estudantes aprendam sobre elementos da robótica enquanto montam o produto. Além disso, o Bit-O é uma alternativa para dinamizar atividades de ensino. “Hoje em dia, muitos alunos têm dificuldade em prestar atenção nas aulas tradicionais, sem tecnologia. O Bit-O é uma alternativa para solucionar o problema”, avalia o CEO. Isso acontece porque, após montarem o robô, os estudantes do ensino fundamental contam com inúmeras possibilidades de interação e dinâmicas. Teatros em que os robôs são os próprios personagens e jogos de perguntas e respostas são exemplos práticos de como dinamizar o aprendizado com o Bit-O. Consolidação de mercado Segundo Marcos, apesar de muitos serem os desafios de se empreender em hardware embarcado no mercado local – devido a fatores como altos custos de produção e modelos de negócios ainda recentes – a NatalMakers tem conquistado uma série de clientes significativos. O processo de trabalho baseado nos três elementos (comércio, capacitação e desenvolvimento) tem proporcionado à empresa oportunidades de oferecer serviços a clientes como Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e Universidade Potiguar (UNP). “Ainda temos muita coisa pela frente e o surgimento de demandas e novas tecnologias, como internet das coisas, já é uma realidade. Nosso papel é facilitar o desenvolvimento desses serviços, abrir caminhos e auxiliar no fortalecimento desse mercado na nossa região”, afirma Marcos. Para mais informações sobre a NatalMakers acesse www.natalmakers.com.