Empresas

Incubadas (18)

beAnalytic

incubada

beAnalytic utiliza inteligência de negócios para oferecer lucratividade e otimização de resultados a clientes Utilizar conhecimento de mercado e tecnologia para oferecer lucratividade, otimização e melhores resultados. Essa é a principal missão da empresa beAnalytic, instituição credenciada ao Parque Tecnológico do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN). Criada em 2018, a empresa é especializada em análise de dados e business intelligence para instituições de diferentes setores, como contabilidade, publicidade, advocacia, arquitetura, entre outros. Para isso, a beAnalytic faz uso de softwares próprios e terceirizados para extrair dos dados institucionais de seus clientes formas de aumentar vendas, reduzir custos, e otimizar a produção. Segundo Marconi de Medeiros, engenheiro de produção e CEO da beAnalytic, o serviço começa com a apresentação por seus clientes de problemas institucionais – como baixa produtividade e má gestão de recursos. A partir daí, com base em indicadores e análise de dados, é possível identificar causas e consequências e propor ações corretivas que revertam o quadro. “Investigamos o caso e verificamos os índices de eficiência, erros e acertos. Toda essa análise exploratória nos permite fazer um diagnóstico inteligente da instituição contratante”, conta o engenheiro. Ao trabalhar com projetos, a beAnalytic também identifica outras áreas que podem ser melhoradas, dando início, assim, a parcerias com instituições de diferentes nichos e portes. Tecnologia própria Marconi de Medeiros conta que, atualmente, a empresa está desenvolvendo tecnologias próprias, capazes de oferecer aos usuários informações específicas de gestão e produtividade. “Estamos desenvolvendo uma ferramenta que visa gerenciar a produtividade do corpo funcional do cliente. Ou seja, essa ferramenta vai acompanhar todo o trabalho de seus funcionários e apontar o que pode ser melhorado”, conta o CEO. Para isso, a beAnalytic conta com o apoio de três colaboradores, sendo dois engenheiros de produção e um bacharel em tecnologia da informação (TI). Diferencial Segundo Marconi de Medeiros, um dos principais diferenciais de sua empesa consiste nos negócios, que vão além do simples desenvolvimento tecnológico, sendo orientados, sobretudo, a resultados concretos por meio do conhecimento de mercado. “Nosso foco é gerar resultados e democratizar o acesso a serviços de inteligência. Enquanto grandes corporações fazem uso dessas ferramentas, muitos negócios de pequeno e médio porte são deixados de lado”, comenta o engenheiro. Para o futuro, a beAnalytic tem planos de desenvolver tecnologias de análise de dados voltadas a nichos, de maneira a diminuir o tempo de operacionalização de projetos e otimizar sua análise de dados. Mais informações sobre a empresa estão disponíveis em seu site oficial.

Blindog

incubada

A cegueira afeta cães de todas as idades, raças e tamanhos, seja de forma gradual ou repentina, resultante de doenças, genética ou acidentes. Esse problema resulta em sérias dificuldades para os animais, que enfrentam colisões frequentes, traumas e lesões que comprometem sua qualidade de vida. No Brasil, só a diabetes afeta 1 em cada 10 cães, e desses, 3 em cada 4 desenvolvem cegueira em até 1 ano. 11% dos cães têm glaucoma, e desses, 40% ficam cegos em até 1 ano. A catarata é uma das principais causas da cegueira, e mesmo sem contabilizá-la, chegamos ao expressivo número de mais de 6 milhões de cães cegos. Essa deficiência não só causa sofrimento para os animais, mas também impacta negativamente toda a família. A Blindog é uma solução inovadora e patenteada, proporcionando autonomia e bem-estar para pets com deficiência visual. Através de nosso dispositivo inteligente patenteado, conseguimos identificar obstáculos à frente do animal e emitir alertas vibratórios, permitindo que eles desviem de forma segura. Nosso acessório patenteado é um dispositivo recarregável que detecta obstáculos à frente do cão e emite alertas vibratórios que se intensificam à medida que a colisão se aproxima, evitando choques e traumas. O animal rapidamente se condiciona aos desvios indicados pela coleira, associando a vibração à possibilidade de colisão. Desenvolvemos a coleira pensando no bem-estar dos animais, utilizando materiais leves e resistentes, com um design agradável e de rápida adaptação. Nossa missão é devolver a autonomia, segurança, conforto e bem-estar aos cães cegos por meio desse produto inovador. Ao combater os problemas enfrentados pelos cães cegos, estamos melhorando significativamente sua qualidade de vida e restaurando a confiança de toda a família em oferecer um ambiente seguro e acolhedor para seu amado animal de estimação.

ECOMSMART

incubada

O ECOMSMART visa disponibilizar aos donos/gerentes de e-commerce de forma centralizada, informações de vendas e marketing, de várias plataformas, visando direcionar a tomada de decisão para o aumento de faturamento. Com uma INTEGRAÇÃO MULTICANAL COMPLETA vamos disponibilizar informações e entender: 1) Dados demográficos de clientes como faixa etária, região e gênero; 2) Produtos e categorias mais vendidos; 3) Ofertas mais lucrativas; 4) Canais de Vendas mais lucrativos; 5) Campanhas de Marketing mais lucrativos; Com essas informações disponibilizadas de forma centralizada, de fácil entendimento e via aplicativo (em desenvolvimento), permitiremos que os usuários compreendam rapidamente as tendências, identifiquem oportunidades e tomem decisões estratégicas com base em informações sólidas. A solução vai resolver o problema de que atualmente os empresários e gerentes ao operarem seus e-commerces enfrentam um grande desafio que é gerar tráfego e vendas para seus negócios no mundo digital. Eles não conseguem entender onde devem investir mais e concentrar suas energias de forma eficiente para faturar mais. Milhares de informações são "despejadas" para os empresários mas, na maioria das vezes, conforme nossa experiência, eles não conseguem absorver e tomar as decisões assertivas. Ou seja, a forma dispersa que as informações são disponibilizadas inviabiliza o gerente/dono de e-commerce interpretar os dados de forma integrada e tomar decisões assertivas. Conforme observado em dezenas de projetos de assessoramento que realizamos. Identificamos também: 1) Dificuldade em acessar dados de várias fontes de forma unificada; 2) Falta de agilidade na tomada de decisões estratégicas; 3) Necessidade de personalização de métricas para o negócio específico; 4) Limitações na análise de desempenho em tempo real;

e-Rentav

incubada

Empresa oferece assessoria tributária para investidores na bolsa de valores Criada para solucionar problemas de burocracia tributária, a E-Rentav, startup vinculada à incubadora do Parque Tecnológico Metrópole, é uma assessoria especializada em investidores da bolsa de valores. Originalmente idealizada como uma auxiliadora nas atividades de declaração de imposto de renda, a empresa hoje ajuda o mercado financeiro por meio de uma plataforma capaz de efetuar cálculos e preencher declarações para a Receita Federal do Brasil. Além disso, a E-Rentav também oferece serviços de cálculos tributários em investimentos no Brasil, no exterior e também no âmbito de criptoativos. Tudo isso em formato remoto. Em rápida expansão, a empresa hoje está situada no Metrópole Parque, em Natal(RN). Segundo o CEO da empresa, Guilherme Henrique, a startup tem o objetivo de ser uma plataforma One-Stop-Shop específica para área de tributação. O termo vem do conceito de oferecer vários serviços em um único local, só que, no caso da empresa, voltados para o investidor brasileiro. Assim, a ideia da E-Rentav é consolidar sua plataforma como um local onde se reúnem todos os investimentos do usuário, de modo a facilitar a sua visualização tributária em um único espaço virtual. A empresa atualmente é composta por três sócios fundadores: Guilherme Henrique, contador e especialista tributário em investimentos, Jessica Queiroz, engenheira de produção, experiência com empresa exportadora, e Aniquele Guilherme, contadora com mais de anos de expertise. Mais informações podem ser conferidas por meio do e-mail guilherme@e-rentav.com ou no site.

Hubbi Tecnologia

incubada

Hubbi conecta cadeia de autopeças em Natal Com foco no setor de autopeças de reposição, a Hubbi é uma empresa natalense cujo principal objetivo é conectar consumidores e fornecedores do ramo automobilístico. Atuando como um marketplace – plataforma específica para vendas – a startup promete possibilitar, de maneira inovadora, a simplificação do processo de compra e venda de autopeças de reposição. Criada em 2019, a empresa, cadastrada no programa de pré-incubação da Inova Metrópole –incubadora do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) – está desenvolvendo uma plataforma online onde os usuários poderão pesquisar, por meio de filtros específicos, a oferta de diferentes produtos automobilísticos. “No sistema, o usuário consumidor irá apenas informar a placa do seu veículo e quais peças está precisando. O próprio sistema extrai as informações do veículo como modelo, versão, motorização, cor, etc e envia essa informação para que os distribuidores informem quais são os itens disponíveis, bem como seus preços e os prazos de entrega”, explica o administrador Igor Mesquita, fundador da Hubbi. “Também será possível o envio de fotos do veículo e das peças, evitando assim a compra de peças erradas, algo muito comum no setor”, completa. Dessa forma, a plataforma oferecerá resultados ranqueados para o usuário, que poderá escolher qual produto comprar como base na marca, nos preços, tempo de entrega, entre outros dados informados pelos fornecedores cadastrados. “A ideia é propiciar a automação no processo de compra e venda de autopeças, que vai facilitar e trazer mais confiabilidade na procura por itens do ramo automotivo. Essa solução vai trazer agilidade e economia às oficinas, além de criar um canal de vendas para os fornecedores”, esclarece Igor Mesquita. Banco de dados As funcionalidades da plataforma serão acessíveis por meio de uma assinatura do usuário. Uma vez “logado”, o cliente terá acesso a todas as ofertas, oriundas de um banco de dados a ser criado pela Hubbi. “O sistema funcionará como uma espécie de ‘hub’ do setor de autopeças, no qual a gente vai fazer um grande banco de dados para conectar todas as entidades que participam dessa cadeia de suprimentos”, explica o administrador. Conforme explica o idealizador da empresa, a plataforma Hubbi atualmente está em processo de desenvolvimento é terá como público-alvo inicial pessoas jurídicas. A ideia é englobar toda cadeia de produção de autopeças, desde a indústria até as seguradoras, locadoras, empresas com frotas próprias, entidades públicas com frotas de veículos, entre outros. Economia Além de facilitar o processo de pesquisa de mercado, a Hubbi também trará uma série de benefícios econômicos aos confeccionadores de autopeças. Um deles é a apresentação de relatórios business inteligence para as oficinas e os fornecedores. “Se você tem um sistema que te dá acesso a todas as informações na sua tela, e você consegue responder tudo de imediato, existe um ganho de produtividade bem maior do que se você tivesse, por exemplo, dez vendedores atendendo ligações”, afirma Mesquita.