HIRIX

HIRIX é referência no mercado corporativo e oferece softwares especializados em gestão

A HIRIX foi criada em 2001 para atender o mercado de software de corporações, com foco no desenvolvimento de soluções integradas de gestão e utilizando linguagens e ferramentas open source. A empresa estabeleceu, desde a sua fundação, diretrizes para apoiar a melhoria da qualidade do processo de software no Brasil.

Além disso, a HIRIX foi uma das pioneiras na implementação de cases do Modelo de Melhoria do Processo de Software Brasileiro (mps.BR), projeto desenvolvido pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX). Essa iniciativa também contou com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia e teve como base as normas ISO/IEC 12207 1 e ISO/IEC 15504 2, sendo também compatível com o CMMI 3.

A partir de 2003, a HIRIX expandiu os seus serviços para outras regiões do país, instalando escritórios em Brasília (DF) e São Paulo (SP), tendo participado de diversos projetos na área de desenvolvimento, integração, testes e manutenção de sistemas de alta complexidade tecnológica com instituições governamentais e entidades privadas.

A empresa também participou de projetos com tecnologias inovadoras, se destacando (entre 2006 e 2011) nos trabalhos de especificação, normatização, desenvolvimento e testes de aplicativos para o middleware de referência (Ginga) do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (ISDB-T).

Essa ação permitiu à HIRIX desempenhar os primeiros cases de transmissão de aplicações para TV interativa no país, angariando clientes como a Caixa Econômica Federal, SBT, MTV e Rede Globo.

A empresa também foi uma das fundadoras do Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre, entidade criada para apoiar a implantação ISDB-T. Em 2007, criou uma spin-off: a HXD Smart Solutions (www.hxd.com.br), empresa que se tornou referência no desenvolvimento de soluções para dispositivos de TVs conectadas.

UFRN

Em 2016, a HIRIX tornou-se licenciada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para prestar serviços de instalação, implantação, consultoria, customização, suporte e treinamento no SIG (Sistema Institucional Integrado de Gestão), solução utilizada pelas principais universidades e institutos federais de ensino em todo o país.

No ano seguinte, passou a integrar o Parque Metrópole Digital, um ecossistema criado para que empresas e instituições de ensino, pesquisa e inovação possam alavancar o desenvolvimento econômico, social, apoiando e desenvolvendo atividades relacionadas à ciência, à tecnologia e ao empreendedorismo.

Atualmente a HIRIX agregou as plataformas e os serviços da HXD e está fortalecendo o seu DNA de inovação. Projetos utilizando tecnologias de OTT (Plataformas GALILEO e LUMIÈRE), Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA), Big Data, Machine Learning e Analytics passaram a fazer parte do portfólio da empresa.