Hubbi Tecnologia

Hubbi conecta cadeia de autopeças em Natal

Com foco no setor de autopeças de reposição, a Hubbi é uma empresa natalense cujo principal objetivo é conectar consumidores e fornecedores do ramo automobilístico. Atuando como um marketplace – plataforma específica para vendas – a startup promete possibilitar, de maneira inovadora, a simplificação do processo de compra e venda de autopeças de reposição.

Criada em 2019, a empresa, cadastrada no programa de pré-incubação da Inova Metrópole –incubadora do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) – está desenvolvendo uma plataforma online onde os usuários poderão pesquisar, por meio de filtros específicos, a oferta de diferentes produtos automobilísticos.

“No sistema, o usuário consumidor irá apenas informar a placa do seu veículo e quais peças está precisando. O próprio sistema extrai as informações do veículo como modelo, versão, motorização, cor, etc e envia essa informação para que os distribuidores informem quais são os itens disponíveis, bem como seus preços e os prazos de entrega”, explica o administrador Igor Mesquita, fundador da Hubbi. “Também será possível o envio de fotos do veículo e das peças, evitando assim a compra de peças erradas, algo muito comum no setor”, completa.

Dessa forma, a plataforma oferecerá resultados ranqueados para o usuário, que poderá escolher qual produto comprar como base na marca, nos preços, tempo de entrega, entre outros dados informados pelos fornecedores cadastrados.

“A ideia é propiciar a automação no processo de compra e venda de autopeças, que vai facilitar e trazer mais confiabilidade na procura por itens do ramo automotivo. Essa solução vai trazer agilidade e economia às oficinas, além de criar um canal de vendas para os fornecedores”, esclarece Igor Mesquita.

Banco de dados

As funcionalidades da plataforma serão acessíveis por meio de uma assinatura do usuário. Uma vez “logado”, o cliente terá acesso a todas as ofertas, oriundas de um banco de dados a ser criado pela Hubbi.

“O sistema funcionará como uma espécie de ‘hub’ do setor de autopeças, no qual a gente vai fazer um grande banco de dados para conectar todas as entidades que participam dessa cadeia de suprimentos”, explica o administrador.

Conforme explica o idealizador da empresa, a plataforma Hubbi atualmente está em processo de desenvolvimento é terá como público-alvo inicial pessoas jurídicas. A ideia é englobar toda cadeia de produção de autopeças, desde a indústria até as seguradoras, locadoras, empresas com frotas próprias, entidades públicas com frotas de veículos, entre outros.

Economia

Além de facilitar o processo de pesquisa de mercado, a Hubbi também trará uma série de benefícios econômicos aos confeccionadores de autopeças.

Um deles é a apresentação de relatórios business inteligence para as oficinas e os fornecedores. “Se você tem um sistema que te dá acesso a todas as informações na sua tela, e você consegue responder tudo de imediato, existe um ganho de produtividade bem maior do que se você tivesse, por exemplo, dez vendedores atendendo ligações”, afirma Mesquita.