Agrosoft

Startup cria sistema que monitora e aumenta qualidade da produção agropecuária brasileira


Criada em 2023, a partir de um trabalho conduzido no Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), a Agrosoft é uma startup que nasceu para inovar e modernizar a produção no mercado da agropecuária no Brasil.

Apostando na automatização, com ferramentas inteligentes e sensores para captação de análise de dados, a empresa é uma resposta a um grande potencial nacional, visto que o Brasil é, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o 4º maior exportador agrícola do mundo – com 35% desses produtos provenientes somente do Rio Grande do Norte (RN).

Nesse contexto, a empresa se insere na produção de avicultura, pecuária de corte, agricultura, fruticultura e piscicultura, com um sistema web e mobile que garante o controle de toda a produção agrícola, acrescido de um dashboard atualizado em tempo real para acompanhamento da produção.

É possível, por exemplo, monitorar variáveis como umidade, temperatura, luminosidade e CO2 – ação indispensável para instituições como granjas garantirem a qualidade dos ovos vendidos no comércio.

Os criadores da Agrosoft, Allysson Freitas e Vinícius Eudes, iniciaram seus trabalhos com foco na avicultura – um dos setores ligados ao agronegócio que mais emprega pessoas no Brasil.

“Visitamos uma empresa do setor e percebemos que uma das principais causas que estava gerando problema na qualidade dos ovos era o baixo monitoramento das variáveis ambientais dentro dos galinheiros. A partir disso, a gente teve a ideia de criar uma startup que fizesse esse trabalho para as granjas”, conta Eudes.

A empresa também trabalha com sensores capazes de monitorar estruturas para conservação de ração. Além disso, a Agrosoft conta com serviços que usam Inteligência Artificial (IA) para solucionar problemas, como a detecção de estresse de aves pelo seu piar.

Mais sobre a startup está disponível aqui.