Se você acompanha o mundo do entretenimento, já deve ter tido contato com o termo spin-off, que, nesse caso,
se trata de uma derivação de um produto cultural específico (filme, série de TV, romance), mantendo o mesmo universo narrativo mas enfocando em personagens ou aspectos distintos da história original.

Mas
você sabe que também existem spin-offs no mundo empresarial?

Comumente nomeadas como empresas filhas, as spin-offs são novos negócios formados a partir de
novos produtos ou serviços que ganharam destaque dentro da “empresa mãe” e, com isso, possibilitaram a geração de um novo empreendimento.

Diferentemente de startups, que surgem a partir de uma nova ideia, as spin-offs são criadas a partir de algo já existente e, por isso, se beneficiam dos conhecimentos e recursos presentes na empresa originária.

Mas, antes de começar a pensar em construir esses novos negócios, é interessante entender alguns dos motivos e benefícios de colocá-l
os no mercado.

Por que criar uma spin-off?

As spin-offs podem ser uma opção para inovar sem colocar em risco toda a linha atual de produtos ou serviços. Dessa forma, ao perceber que algum destes começam a ganhar destaque e um potencial crescimento em relação aos demais, uma maneira de desenvolver esse grande potencial é separá-lo da empresa mãe.

Ao fazer essa separação, é possível que a empresa
mantenha o foco em seu core business e demais produtos, para preservar tanto a competitividade quanto os recursos essenciais para continuar os investimentos. Do outro lado, a nova empresa consegue desenvolver esse serviço-destaque com uma equipe focada nele, além de possibilitar a visualização de novas oportunidades.

Benefícios de se criar uma spin-off

Um dos importantes benefícios de se criar uma spin-off é conseguir alcançar um nicho de mercado pouco explorado anteriormente ou que não era incluído pela empresa principal. Dessa forma, ao ser formada essa nova empresa, é possível direcionar as estratégias de mercado para atingir esse público e, com isso, ampliar o alcance daquele produto ou serviço destaque.

Outro fator de benefício é a independência de gestão em relação à empresa mãe. Assim, é possível focar em novas estratégias, bem como concentrar os recursos, sem comprometer os serviços da empresa já consolidada. Isso possibilita, também, um maior engajamento da equipe, que não fica dividida em projetos distintos.

Além disso, existe a possibilidade de explorar novos modelos de negócios, como marketplaces e Software as Service (SaaS), sendo possível oferecer os produtos ou serviços para o mercado B2B (empresas para empresas) ou B2C (empresas para clientes).

As spin-offs do Parque Tecnológico

Aqui no Parque Tecnológico, do Instituto Metrópole Digital (IMD), pelo menos três empresas credenciadas conseguiram viabilizar suas spin-offs: ESIG Software, Mix Internet e Processo Ágil.

A ESIG Software, especializada na implantação de softwares de gestão sob demanda, para a área da educação e da saúde, formou a spin-off Quark Tecnologia, englobando uma nova área de atuação, a de Recursos humanos, e alternando seu modelo de negócios sob demanda para um realizado por meio de assinaturas no modo SaaS.

Já a Mix internet, que desenvolve aplicativos e sites para diferentes perfis de clientes, percebeu o grande destaque dos seus serviços na área de turismo e, dessa forma, criou a spin
-off PayTour, voltada à criação de sites para agências de turismo e que realizam vendas online, permitindo à Mix Internet focar em outros nichos.

Outro exemplo é o da Processo Ágil. A empresa cria softwares de acompanhamento de informações judiciais com base em Inteligência Artificial (IA), além da gestão integral de escritórios de advocacia. E, como uma extensão dessa atuação, criou a spin-off Extrato Jurídico, voltada para o público B2C, ao invés do B2B, e fornecendo um serviço de pesquisa de informações processuais por meio de um aplicativo com fácil usabilidade, diferente das pesquisas mais complexas dos softwares da empresa mãe.